Locais de prova do Enem 2018 serão liberados na segunda-feira (22)

21/10/2018 11h21


Fonte Inep

Imagem: DivulgaçãoClique para ampliarCartão de Confirmação da Inscrição(Imagem:Divulgação)

O Cartão de Confirmação da Inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 será disponibilizado na próxima segunda-feira, 22 de outubro, a partir das 10h (Horário de Brasília).

É pelo Cartão que o participante fica sabendo o local onde fará suas provas. O documento ainda informa o número de inscrição; as datas e os horários do Exame; a opção de língua estrangeira escolhida e os atendimentos específicos e/ou especializados, e recursos de acessibilidade, caso tenham sido solicitados durante a inscrição e aprovados após análise dos laudos.

O Enem 2018 será realizado em 4 e 11 de novembro em 1.725 municípios brasileiros. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) se prepara para aplicar o Exame para 5,5 milhões de participantes.

A consulta ao Cartão de Confirmação da Inscrição pode ser feita pela Página do Participante ou pelo aplicativo do Enem 2018, disponível para download na App Store e na Google Play. É preciso informar o CPF e a senha cadastrada na inscrição. Para aqueles que esqueceram a senha, o Inep disponibiliza um passo a passo para recuperação. Todas as informações e links podem ser acessados pelo Site do Enem, no endereço enem.inep.gov.br.

Não é necessário apresentar o Cartão de Confirmação da Inscrição para ter acesso aos locais de prova, apenas levar documento oficial com foto e caneta esferográfica de tubo transparente. Mas o Inep alerta para os participantes não deixem para acessar o Cartão na véspera da prova. Outra orientação é fazer o trajeto antes do dia do Exame, para verificar a distância, o tempo gasto e a melhor forma de chegar ao local de prova, evitando atrasos no dia da aplicação. Não é obrigatório levar o Cartão de Confirmação impresso no dia das provas.

Declaração de Comparecimento
– Antes de acessar as informações, os participantes deverão ler um aviso sobre a Declaração de Comparecimento. O participante que precisar comprovar sua presença na prova deverá imprimir e levar a declaração personalizada, também disponível na Página do Participante. Haverá uma declaração para cada domingo de aplicação. O Cartão de Confirmação só será visualizado após o participante confirmar ter lido o aviso e estar ciente de que é o responsável por levar essa declaração, caso necessite.

Horário de Verão – O Enem 2018 terá o Horário de Brasília como referência, como em todas as suas edições. Isso determina que o Exame, tradicionalmente, seja aplicado com quatro fusos horários diferentes. Entretanto, este ano, o primeiro domingo de provas, 4 de novembro, coincidirá com o início do Horário de Verão. O Inep alerta que os participantes se preparem para a mudança. Todos, onde quer que estejam, devem converter o horário local para o Horário de Brasília, onde o Horário de Verão estará vigente. De acordo com o Horário de Brasília, os portões sempre abrem às 12h e fecham às 13h. A prova começa às 13h30.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: enem, prova, inep