Caetano Veloso lança ao lado dos filhos o CD/DVD Ofertório

25/05/2018 10h30


Fonte Correio Braziliense

“Decidimos por o título Ofertório no CD/DVD do nosso show (que até então, era conhecido apenas pela lista dos nossos nomes em ordem de idade e de número de sílabas: Caetano Moreno Zeca Tom - Veloso) quando ela já tinha sido apresentado em temporadas no Rio e em São Paulo, além de uma ida a BH. É que a canção que fiz para a missa de 90 anos de minha mãe toca no cerne de nosso feixe temático: as relações familiares, a família de inspirações que assaltam os quatro modestos, mas entusiasmados criadores, a visão total que, como nenhuma outra dimensão do conhecimento, a religião expõe”.

Essa é a parte inicial do texto que Caetano Veloso escreveu, para anunciar o lançamento na sexta-feira (25/5), do CD e DVD, gravado em outubro de 2017, no Teatro Net, na capital paulista. O belíssimo espetáculo foi visto em Brasília, em 2 de dezembro do ano passado, por plateia que lotou o auditório master do Centro de Convenções Ulysses Guimarães; e saiu de lá emocionada.

Em seguida ele diz: “Esse canto ritual (Ofertório), escrito por mim, que sou o único não religioso do grupo, ilumina a entrada de Reconvexo, o desaforado brado do Recôncavo Baiano, que no roteiro, vem logo em seguida. Mas também expande seus raios sobre Um passo à frente, de Moreno; Todo homem, de Zeca; Clarão, de Tom; Meu Jenipapo absoluto e Tá escrito, de Xande de Pilares".

Caetano vai além: “Na nossa cabeça não tínhamos um ‘produto’ para oferecer. Tratava-se sempre de uma delicada e vulnerável experiência existencial que enfrentamos com alegria e preocupação. A estreia logo nos colocou mais ao lado da alegria. Mas continuamos atentos. Agora temos um produto para apresentar. Que nosso grupo semiamador, mas de alma sofisticada, apareça nessas gravações fiel ao seu espírito. Esperamos que todas as pessoas que virem e ouvirem, no CD/DVD, possam também se enternecer com nossos sons e imagens. Que nossa aventura familiar contribua com a construção do Brasil”.

Por enquanto, apenas três músicas de Ofertório estão disponíveis na plataforma digital. O disco completo entra no ar no Spotify nesta sexta.