Claudia Leitte critica o impedimento de doação de sangue por gays

02/05/2016 16h15


Fonte Noticiasaominuto

A cantora Claudia Leitte usou sua página do Facebook para divulgar uma campanha que aborda o preconceito contra homossexuais e bissexuais com relação à doação de sangue.

Imagem: NoticiasaominutoClique para ampliarClaudia Leitte critica o impedimento de doação de sangue por gays.(Imagem:Noticiasaominuto)

A crítica feita pela cantora se refere à portaria 2.712/13, do Ministério da Saúde, que define a impossibilidade de doação de sangue por homens que tiveram relações sexuais com outros homens nos últimos 12 meses.

Denominada Wasted Blood (sangue desperdiçado), a campanha criou uma fila virtual de doadores, na qual homossexuais e bissexuais podem se cadastrar, com o objetivo de contabilizar a quantidade de sangue que poderia ser doada por essa parcela da população. Até o momento, existem 1,1 mil doadores cadastrados, o que resultaria em 535 litros de sangue, de acordo com o site.

Confira o desabado de Claudia no Facebook:

"Gente, eu sou madrinha de uma campanha muito importante que pode ajudar a salvar milhares de vidas. Você sabia que o Brasil desperdiça milhares de litros de sangue todos os anos por puro preconceito? Existe uma portaria do Ministério da Saúde que impede homens gays e bissexuais de doarem, caso eles tenham feito sexo com outro homem no período de 12 meses. Se um homem homossexual ou bissexual se cuida, não usa drogas injetáveis, tem um parceiro estável, usa preservativo e cumpre todas as outras exigências da lei, por que ele não pode doar? A campanha Wasted Blood (sangue desperdiçado) quer mostrar para o Brasil quanto sangue o país deixa de ter por esse preconceito. Precisamos da sua ajuda. Entre na fila virtual de doadores em www.wastedblood.com.br e ajude a mudar isso. O preconceito não pode existir. Principalmente quando impede milhares de pessoas de salvar vidas. ?#‎WastedBlood?"