Prefeitura de Teresina abre 75 vagas para Guarda-Civil Municipal

08/12/2018 11h05


Fonte Concursosnobrasil

A Prefeitura de Teresina, no Piauí, abriu o edital n° 001/2018, com o fito de ocupar vagas no cargo de Guarda-Civil Municipal. A exigência mínima do concurso Prefeitura de Teresina - PI 2018/2019 é o ensino médio completo ou equivalente e Carteira Nacional de Habilitação - Categoria “AB”).

Os novos contratados da Guarda-Civil Municipal terão, por sua vez, remuneração inicial de R$ 1.133,00. Em contrapartida, terão que fazer escalas de serviço em regime de revezamento de 12 ou 24 horas.

DISTRIBUIÇÃO DAS VAGAS
O concurso para a Guarda Civil da Prefeitura de Teresina será executado sob a responsabilidade da Universidade Estadual do Piauí - UESPI. As 75 vagas oferecidas serão distribuídas da seguinte forma: 60 para homens e 15 para mulheres.

Mas vale ressaltar que farão parte do cadastro de reserva 400 candidatos classificados, considerando os empates.

INSCRIÇÕES
As inscrições, no valor de R$ 100,00, serão realizadas, somente, no endereço eletrônico: nucepe.uespi.br/guardamun2018.php, de 26 de novembro até às 23h59min do dia 27 de dezembro de 2018.

Somente serão isentos do pagamento da taxa de inscrição os candidatos com deficiência ou doador de sangue ou de medula óssea amparados pela legislação, e somente terão desconto de 50% os Estudantes que atenderem aos critérios estabelecidos na legislação.

PROVAS
Este concurso será composto de seis etapas: prova escrita objetiva e dissertativa (1ª); avaliação médica e odontológica (2ª); exame de aptidão física (3ª); avaliação psicológica (4ª); investigação social (5ª) e Curso de Formação Profissional (6ª).

A primeira etapa está prevista para o dia 13 de janeiro de 2019, de caráter eliminatório e classificatório, com duração de cinco horas. Além da prova dissertativa, nessa etapa os candidatos responderão a 50 questões sobre temas de Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico e Matemática Básica, Noções de Informática, Noções de Direito Constitucional, Noções de Direito Penal, Noções de Direito Administrativo, Noções de Direito Ambiental, Noções de Direitos Humanos, Legislação de Trânsito, Legislação do Município de Teresina.

VALIDADE
Vale ressaltar que este concurso é válido por dois anos, contados da data da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período, uma única vez a critério da Administração Pública.

ATRIBUIÇÕES DO CARGO
Aos novos Guardas-Civis Municipais competirão proteger bens e serviços e instalações de domínio público do município de Teresina, inclusive da Administração Indireta.

Além dessa atribuição fundamental, os servidores irão orientar a comunidade local quanto ao direito de utilização dos bens e serviços públicos e colaborar, quando solicitados, com as operações de defesa civil do município.

Por fim, deverão: proteger o meio ambiente local; colaborar com as ações de prevenção às drogas, bem como outras atribuições determinadas em leis.

Veja mais notícias sobre Concursos e Empregos, clique em florianonews.com/concursos-e-empregos