Eliminada em Paris, Sarah Menezes terá trabalho para voltar ao topo do judô mundial

13/02/2018 11h34


Fonte Cidadeverde.com

Imagem: Cidadeverde.comClique para ampliarEliminada em Paris, Sarah Menezes terá trabalho para voltar ao topo do judô mundial.(Imagem:Cidadeverde.com)

Dias antes de embarcar para Paris, a judoca concedeu entrevista afirmando que queria ser campeã. Não falou em ir ao pódio ou conseguir um bom resultado, como em outras ocasiões. Queria o título.

Fez duas lutas. Venceu uma, perdeu outra. Não pontuou em nenhuma.

Foi para o Golden Score com Edna Carrillo e chegou a estar empatada em duas punições com a mexicana. Quem sofresse mais uma, estaria eliminada. Sarah levou a melhor.

Na sequência, nas oitavas-de-final, não foi assim. Antes do fim da luta, a piauiense já havia sofrido a terceira punição contra a ucraniana Daira Bilodid, visivelmente mais alta que Sarah Menezes.

A eliminação, no entanto, não foi para qualquer uma. Com apenas 17 anos, Daira Bilodid é campeã europeia, venceu o Grand Prix de Tunes, na Tunísia, em janeiro, e agora é a nova campeã do Grand Slam de Paris na categoria ligeiro (48kg). A ucraniana venceu a sul-coreana Yujeong Kang na decisão.

Sarah Menezes passo um ano entre as meio-leves (52kg). Estudou, analisou, sentiu a manga do quimono das adversárias. Decidiu voltar ao peso antigo. É um recomeço. Por mais que já tenha sido campeã olímpica entre as ligeiros, é um recomeço. As velhas conhecidas também já a conhecem mais. E surgiram novas adversárias a serem estudadas. É preciso ter paciência para reconquistar sua posição entre as melhores do mundo.

Brasil sem medalha

Dos sete brasileiros em ação neste sábado, somente dois não foram eliminados na estreia: Sarah Menezes e Phelipe Pelim (60kg), que chegou mais perto do pódio. Depois de perder a semifinal para o uzbeque Sharafuddin Lutfillaev, o judoca foi derrotado na disputa de bronze pelo britânico Ashley McKenzie. O torneio continua neste domingo (11).

Brasileiros no primeiro dia do Grand Slam de Paris 2018

Sarah Menezes (48kg)

Venceu Edna Carrillo (MEX) na estreia
Eliminada nas oitavas-de-final por Daria Bilodid (UKR)

Jéssica Pereira (52kg)

Eliminada na estreia por Astrid Gneto (FRA)

Eleudis Valentim (52kg)
Eliminada na estreia por Uta Abe (JPN)

Ketleyn Quadros (63kg)
Eliminada na estreia por Cuijuan Chi (CHI)

Phelipe Pelim (60kg)
Venceu na estreia Vicent Limare (FRA)
Venceu Lukhmu Geochkhvimiani (GEO) nas quartas-de-final
Derrotado por Sharafuddin Lutfillaev (UZB) na semifinal
Derrotado por Ashley McKenzie (GBR) na disputa de bronze

Felipe Kitadai (60kg)
Eliminado na estreia por Richard Vergnes (FRA)

Charles Chibana (66kg)
Eliminado na estreia por Zhiqiang Wu (CHI)

Confira as últimas notícias sobre Local: florianonews.com/esportes-local
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews