Jaqueline Lima conquista o bronze no badminton para equipes mistas, nas Olimpíadas da Juventude

13/10/2018 09h40


Fonte G1 PI

Jaqueline Lima conquistou, na tarde desta sexta-feira (12), a nona medalha do Brasil nos Jogos Olímpicos da Juventude, para atletas de até 18 anos, que acontecem em Buenos Aires, na Argentina. No badminton, para equipes mistas, a brasileira garantiu o bronze, depois de duas vitórias.
Imagem: DivulgaçãoJaqueline Lima conquista o bronze no badminton para equipes mistas, nas Olimpíadas da Juventude(Imagem:Divulgação)Jaqueline Lima conquista o bronze no badminton para equipes mistas, nas Olimpíadas da Juventude

A piauiense, que está no Top 50 do mundo, com a posição de número 49, venceu duas partidas que disputou. No primeiro jogo, ela formou dupla com Tereza Svabikova (República Tcheca) e venceu a dominicana Nairoby Jiménez e a húngara Vivien Sandorhazi. No segundo duelo, nova vitória. Desta vez, a brasileira teve como parceira a australiana Zecily Fung (Austrália) e encarou Yue Yann Jaslyn, de Singapura, e, mais uma vez, a dominicana Nairoby Jiménez. Com isso, a equipe "Theta" em que Jaqueline estava garantiu o bronze, também por conta do bom desempenho dos seus companheiros nas demais partidas.

- Passei por muita coisa para chegar até aqui e voltar para casa com uma medalha é a realização de um sonho. Foi muito legal participar da competição ao lado de atletas de outros países. Me esforcei para me comunicar e aproveitei bastante essa experiência. Estou muito feliz com tudo que vivi nesses dias em Buenos Aires - afirmou Jaqueline.
Imagem: DivulgaçãoJaqueline bronze em Buenos Aires.(Imagem:Divulgação)Jaqueline bronze em Buenos Aires.

Como funciona a integração proposta pelo COI para algumas modalidades


Nos Jogos Olímpico da Juventude, para atletas de até 18 anos, o Comitê Olímpico Internacional procura realizar a integração entre os países participantes. Com isso, depois de disputarem as provas de forma individual, algumas modalidades possuem também a disputa em caráter de integração. No caso do badminton, são formados times - com oito atletas, sendo quatro homens e quatro mulheres - que se enfrentam no melhor de dez partidas. A brasileira Jaqueline Lima denfendeu o time Theta que, na disputa pelo bronze, levou a melhor sobre o time Zeta.

No judô, por exemplo, o brasileiro João dos Santos também conqusitou uma medalha por equipes mistas. Na modalidade, a organização sorteia todos os judocas em times de oito, não podendo repetir categoria de peso e nacionalidade. Essas equipes se enfrentam em oito lutas, rolando o empate é sorteado um peso para uma nova disputa que servirá de desempate.

No individual, Jaqueline alcançou marca inédita para o Brasil

Quando competiu defendendo apenas as cores do Time Brasil, Jaqueline Lima também obteve um bom resultado. Ela parou nas quartas de final e encerrou a competição na nona classificação geral - posição nunca antes alcançada na modalidade nos Jogos Olímpicos da Juventude.

Tópicos: atletas, jaqueline, medalha