27 presos provisórios da penitenciária de Floriano votarão nas eleições de outubro

04/10/2018 08h00

Da redação do FlorianoNews redacao@florianonews.com


Imagem: FlorianoNewsPenitenciária Gonçalo de Castro Lima(Imagem:FlorianoNews)

Cerca de 27 presos provisórios custodiados na Penitenciária Gonçalo de Castro Lima, na localidade Vereda Grande, em Floriano, poderão votar nas eleições deste ano para eleger presidente, governador, senadores, deputados estaduais e federais.

Em todo o estado, somente 207 dos 2.023 presos sem condenação, ou seja, dos presos provisórios do Piauí, votarão nas eleições gerais do dia 07 de outubro. É o que mostra o levantamento feito junto ao Tribunal Regional Eleitoral do Estado. O número corresponde a somente 10,2% de todos os presos aptos a votar no sistema carcerário piauiense.

Com isso mais de 89,8% presos sem condenação ficarão sem votar no Piauí, uma vez que as urnas eletrônicas só serão instaladas em seções onde existam no mínimo 20 eleitores aptos a votar em cada unidade, como determina o artigo 44 da resolução nº 23.554/17 do Tribunal Superior Eleitoral.

Desse modo, apenas quatro unidades carcerárias em todo o Piauí vão receber urnas eletrônicas. São elas o Centro Educacional Masculino (CEM) de Teresina, com um total de 44 menores cadastrados para o voto em uma sessão; a Penitenciária de Vereda Grande, em Floriano, com um total de 27 presos em uma seção; a Penitenciária João de Deus Barros, em Picos, com 115 presos em uma seção; e a Penitenciária Feminina de Teresina, com 21 presas em uma seção.

As unidades prisionais que não alcançaram o número de eleitores para instalar uma seção foram a Cada de Detenção Provisória de Altos, que só possui 16 presos provisórios aptos a votar; A Penitenciária Mista de Parnaíba, onde só foram identificados três presos aptos e a Penitenciária de Bom Jesus, na qual só há três presos provisórios.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook