Codevasf discute navegabilidade do Rio Parnaíba com autoridades de Floriano

15/12/2017 09h01

Da redação do FlorianoNews redacao@florianonews.com


Uma expedição da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), iniciada na última segunda-feira (11) em Alto Parnaíba, no Estado do Maranhão, está percorrendo um trecho do Rio Parnaíba, com o objetivo de realizar análises técnicas, medições e diagnósticos sobre a situação do rio.

Os dados irão subsidiar a elaboração de um estudo voltado para a promoção da navegabilidade do Rio Parnaíba, com o intuito de facilitar o escoamento da produção do Sul do estado até Teresina (PI) e Timon (MA).

Durante o estudo técnico, diversas cidades já receberam a visita da equipe composta por 12 pessoas, que fazem parte da expedição náutica pelo velho monge.

No final da tarde da última quinta-feira (14), o grupo desembarcou Floriano, onde se reuniu com empresários locais e com autoridades políticas para discutir esse estudo da viabilidade da navegabilidade do Rio Parnaíba, feito em parceria com o Exército americano. Foram recepcionados no cais do Porto o presidente da Codevasf, Avelino Neiva, representantes do Corpo de Engenheiros do Exército dos Estados Unidos (Usace), Calvin Creech e Adriel McConnell, ex-vereador florianense Allan Pedrosa, técnicos e assessores da Companhia.

Imagem: FlorianoNewsCodevasf discute navegabilidade do Rio Parnaíba com autoridades de Floriano.(Imagem:FlorianoNews)

O grupo se reuniu com representantes locais no Auditório da Associação Comercial do Sul do Piauí, onde fez uma apresentação sobre os estudos de viabilidade técnica e ambiental e o projeto básico da hidrovia do Parnaíba, desenvolvidos pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

Na ocasião, o deputado estadual Gustavo Neiva explicou ao Portal Floriano News como o estudo está sendo possível.

“Isso é um trabalho que a Codevasf fez no Rio São Francisco, que é o estudo da navegabilidade dos principais rios, especialmente aqueles que fazem parte da Codevasf. O Exército americano fez esse trabalho do Rio São Francisco e o presidente Avelino Neiva ao chegar à Codevasf, como piauiense que é, trouxe essa mesma equipe que fez esse estudo no Rio São Francisco para fazer esse mesmo trabalho no Rio Parnaíba”,
disse o parlamentar.

Imagem: FlorianoNewsDeputado Gustavo Neiva (PSB)(Imagem:FlorianoNews)Deputado Gustavo Neiva (PSB)

Para o vereador florianense Fabio Braga, também presente no evento, a possibilidade de o Rio Parnaíba voltar a se tornar importante via de escoamento do comércio da região é vista como muita alegria por todos.

“É um sonho antigo de toda essa região que esse rio possa se tornar navegável, e com a chegada desses homens que tem uma alta tecnologia e estudos comprovados em outras áreas, então a experiência deles vem somar e a gente espera que isso possa se concretizar o mais rápido possível”,
declarou Fabio Braga.

Nesta sexta-feira (15), a comitiva chega a Teresina, onde haverá diálogo sobre temas associados à expedição no auditório da 7ª Superintendência Regional da Codevasf, com a participação de técnicos, gestores da Companhia e autoridades.

Imagem: FlorianoNewsCodevasf discute navegabilidade do Rio Parnaíba com autoridades de Floriano.(Imagem:FlorianoNews)

Imagem: FlorianoNewsCodevasf discute navegabilidade do Rio Parnaíba com autoridades de Floriano.(Imagem:FlorianoNews)

Imagem: FlorianoNewsCodevasf discute navegabilidade do Rio Parnaíba com autoridades de Floriano.(Imagem:FlorianoNews)


Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook