De sexta até terça de carnaval, Hospital de Floriano realizou mais de 2600 procedimentos

14/02/2018 08h55


Fonte Sesapi

Imagem: FlorianoNewsClique para ampliarHospital Regional Tibério Nunes(Imagem:FlorianoNews)Hospital Regional Tibério Nunes

O Hospital Regional Tibério Nunes, em Floriano, já realizou 1.653 procedimentos de urgência e emergência, de sexta, 9, até esta manhã de terça, 13. Ao todo, foram 1.032 pessoas atendidas, em diversos procedimentos, como realização de cirurgias, inclusive de ortopedia e neurocirurgias, exames de imagem e laboratoriais. Apenas quatro pacientes foram encaminhados para Teresina.

No Centro de Parto Normal foram realizados 22 partos, todos naturais. Inclusive, destaca-se os momentos antes do nascimento de Edward, que veio ao mundo fazendo sua mãe Shanaya dançar, esquecer por um tempinho as dores, dançar de novo, ficar paradinha, dançar mais uma vez e fazer uma forcinha para dançar até o chão, sempre acompanhada do marido, o Edmundo, que nas palavras dele, “é como se a angústia dela fosse a minha também. Como o hospital disse que eu poderia participar, não dava pra ficar parado. Fui lá e dancei também, acompanhando cada instante”.

De acordo com o diretor geral, Edmar Figueiredo, que vai assumir oficialmente a diretoria do Hospital logo após o carnaval, “todos os setores estão funcionando a todo vapor, tanto o setor de exames, no Centro de Diagnóstico por Imagem, até os centros cirúrgicos, todas as alas atuando de forma efetiva”, resultando em 100% das entradas atendidas. “Estão sendo plantões tranquilos, com intercorrências de rotina, e todos os casos resolvidos”, enfatiza Edmar, que garante ainda que medicamentos e insumos estão abastecidos.

Por conta disso, o Hospital já realizou 60 procedimentos cirúrgicos, sendo 22 de ortopedia e cinco de neurocirurgia, e ainda 67 exames de tomografia computadoriza. Apenas quatro pacientes, ou seja, 0,4% dos atendimentos, foram transferidos para Teresina.

Com o Plano para o Carnaval, toda a equipe foi envolvida para os atendimentos, especialmente durante o carnaval, período em que há um aumento significativo nas entradas para urgência e emergência. “Esse trabalho vem surtindo efeito, pois encontramos no Hospital, equipes dispostas em realizar suas funções com excelência e essas ações são refletidas nos números, parciais, e nos relatórios que são apresentados a cada plantão”, afirma Edmar.

Os setores de Almoxarifado, Farmácia, Portarias, Coordenação de Base, Serviço de Manutenção, Serviço Social, Odontologia, Fisioterapia, Raios-X, Núcleo de Segurança do Paciente, Núcleo de Educação Permanente em Saúde, Núcleo Interno de Regulação e Telefonia registraram movimentos dentro do esperado.

Número de atendimentos:
  • 1.032 atendimentos na urgência e emergência
  • 844 administrações de medicamentos
  • 34 suturas
  • 87 curativos
  • 1.534 atendimentos laboratoriais
  • 60 cirurgias - sendo 22 cirurgias ortopédicas
  • 5 neurocirurgias
  • 67 tomografias computadorizadas
  • 22 partos normais. Nenhum parto cesáreo
  • 4 transferências para Teresina
  • UTI Adulto: os 10 leitos ocupados
  • UTI Neonatal: os 10 leitos ocupados.