Dia "D" de vacinação contra a influenza em Floriano acontecerá dia 20 de abril

10/04/2013 11h50

Da redação do FlorianoNews redacao@florianonews.com


A campanha de vacinação contra a influenza H1N1 de 2013 está prevista para ser realizada no período de 15 a 26 de abril, sendo 20 de abril o “dia D” de mobilização nacional.

Este ano o Ministério da Saúde ampliou o público-alvo da Campanha de vacina contra a gripe.
Segundo Dra. Magnólia Cândido, Coordenadora da 10ª Regional de Saúde de Floriano, antigamente quando se falava em vacina da gripe só se pensava em idoso acima de 60 anos. Hoje em dia não é bem assim.

De acordo com a Coordenadora da 10ª Regional de Saúde, em todos os municípios pertencentes a Regional de Floriano serão vacinados, além dos idosos, crianças menores de 2 anos, gestantes, mulheres até 45 dias após o parto (em puerpério), portadores de doenças crônicas, pessoas privadas de liberdade e profissionais de saúde. A meta é vacinar 80% deste público prioritário, ou seja, pelo menos 30,8 milhões de pessoas em todo o país.

Imagem: FlorianoNewsDra. Magnólia Cândido, Coordenadora da 10ª Regional de Saúde de Floriano.(Imagem:FlorianoNews)Dra. Magnólia Cândido, Coordenadora da 10ª Regional de Saúde de Floriano.

Na zona rural de Floriano a vacinação da população será realizada do dia 20 ao dia 26 de abril. Para o dia 19 haverá uma carreata de mobilização para convocar a população para a vacinação contra a influenza.

A gripe é uma doença que acontece durante todo o ano. No entanto, durante o inverno sua transmissão é acelerada. A vacina é um mecanismo importante para evitar casos graves e óbitos por gripe nos grupos mais vulneráveis, evitando complicações e internações provocadas por infecções pelo vírus da gripe.

Em 2012, 26 milhões de pessoas foram imunizadas, o que representa 86,3% da população-alvo. O índice superou a meta de 80% prevista inicialmente. Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade global.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil realiza a maior campanha de vacinação pública das Américas.

Confira as últimas notícias sobre Floriano: florianonews.com/floriano
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews