Floriano realiza atividades alusivas ao Dia Nacional de Luta Pela Educação Inclusiva

25/11/2014 15h57

Da redação do FlorianoNews redacao@florianonews.com


Como forma de reflexão, debate e discussão para a busca para uma sociedade cada vez mais plural, inclusiva e democrática, o município de Floriano está sediando, nesta terça-feira (25), um Fórum de Discussão alusivo ao Dia Internacional de Luta Pela Educação Inclusiva.

O evento acontece no auditório da Universidade Federal do Piauí, e a abertura contou com a presença do Prefeito de Floriano, Gilberto Júnior, Secretário de Educação, professor Nelson Júnior, Promotor de Justiça José de Arimatéia Dourado, a representante da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), Daniella Zanellato, e educadores da rede municipal de ensino.

Imagem: FlorianoNewsProfessor Nelson Júnior, Promotor José de Arimatéia Dourado e Prefeito Gilberto Júnior.(Imagem:FlorianoNews)Professor Nelson Júnior, Promotor José de Arimatéia Dourado e Prefeito Gilberto Júnior.

Durante todo o dia, os participantes acompanham uma programação voltada às discussões de assuntos concernentes à inclusão de pessoas portadoras de deficiência.

Para o gestor municipal, aos poucos acontece o reconhecimento dos direitos das pessoas com deficiência. Atualmente a cidade de Floriano está entre as dez melhores escolas de educação inclusiva do Brasil, tendo em vista a experiência acumulada no campo da educação inclusiva e os esforços empreendidos visando à garantia de oferta educacional de qualidade para todos.

“Estamos fazendo o nosso papel. A importância que a gente tem que dar é exatamente as ações que o município tem de prestar para dar uma melhor qualidade de vida para todos, especialmente para aqueles que necessitam de cuidados especiais”, disse Gilberto Júnior.

Imagem: FlorianoNewsPrefeito Gilberto Júnior(Imagem:FlorianoNews)Prefeito Gilberto Júnior

O Dia Internacional de Luta Pela Educação Inclusiva envolve questões como justiça social, direitos humanos, cidadania, democracia, igualdade social e respeito às diferenças, estabelecendo-se um momento para a reflexão e busca de novos caminhos para as lutas do segmento.

Para as pessoas com deficiência, a data é também momento para divulgar as lutas e cobrar mais inclusão social.

Imagem: FlorianoNewsFloriano realiza atividades alusivas ao Dia Nacional de Luta Pela Educação Inclusiva.(Imagem:FlorianoNews)

Segundo o Secretário de Educação, ter o município no ranking das 10 melhores escolas de educação inclusiva é um motivo de grande orgulho para a gestão.

“Pra gente é motivo de orgulho e de alegria. Nós estamos no caminho certo, incluindo nossos alunos e fazendo com que tenham a cada dia participação na sociedade”, declarou Nelson Júnior.

Imagem: FlorianoNewsProfessor Nelson Júnior(Imagem:FlorianoNews)Professor Nelson Júnior

Para o levantamento de dados adicionais para a pesquisa “Boas práticas em Educação Inclusiva: a experiência dos municípios brasileiros” a consultora Daniella Zanellato está em Floriano para obter informações junto aos gestores da Secretaria Municipal da Educação, profissionais das escolas da rede municipal e comunidade escolar, de modo a identificar as principais estratégias adotadas e os desafios enfrentados pelo município para a implementação desta experiência exitosa.

A pesquisa é uma iniciativa da Representação da UNESCO no Brasil, em parceria com o Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) e tem como parceiro técnico para a sua realização a OSCIP Mais Diferenças – Educação e Cultura Inclusivas.

O estudo tem como objetivo identificar e divulgar boas práticas de municípios brasileiros relativas à inclusão educacional de alunos com deficiência, Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD), Transtornos do Espectro Autista (TEA) e Altas Habilidades/Superdotação, visando subsidiar e fortalecer os processos de formulação e implementação de políticas, programas e projetos alinhados com os princípios da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva.

Imagem: FlorianoNewsFloriano realiza atividades alusivas ao Dia Nacional de Luta Pela Educação Inclusiva.(Imagem:FlorianoNews)

Imagem: FlorianoNewsFloriano realiza atividades alusivas ao Dia Nacional de Luta Pela Educação Inclusiva.(Imagem:FlorianoNews)

Imagem: FlorianoNewsFloriano realiza atividades alusivas ao Dia Nacional de Luta Pela Educação Inclusiva.(Imagem:FlorianoNews)






*Com informações de ASCOM

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook