Francisco Costa conhece curso oferecido aos profissionais de saúde de Floriano

12/03/2018 13h30

Da redação do FlorianoNews redacao@florianonews.com


No último sábado (10), o médico Francisco Costa, presidente do Instituto de Águas, esteve visitando a turma de profissionais de saúde de Floriano, que atuam tanto no SAMU como na rede hospitalar, como o Hospital Tibério Nunes, que participam do curso de Reanimação Neonatal e Transporte de Recém-nascido de Alto Risco.

Ele foi recepcionado pelo ministrante do curso, o neonatologista Dr. Renato Lima, e estava acompanhado pela diretora geral da Faculdade de Ensino Superior de Floriano (FAESF), Dra. Elza Bucar, do diretor geral do Hospital Regional, Edmar Figueiredo, do clínico Justino Moreira, e a secretária municipal de Saúde, Thaís Braglia.

“A capacitação é muito importante para os profissionais que lidam diariamente com crianças em situações emergenciais que precisam desse atendimento. Assim, podemos ter uma acolhida mais qualificada à criança com situação de risco, o que vai melhorar as expectativas dos resultados para essas crianças, diminuindo a mortalidade neonatal, principalmente a precoce, que é anda muito elevada em nosso Estado”,
comentou Francisco Costa.

Imagem: AssessoriaFrancisco Costa conhece curso oferecido aos profissionais de saúde de Floriano.(Imagem:Assessoria)

Quando secretário estadual de Saúde, entre 2015 a maio de 2017, Francisco Costa ampliou a oferta de leitos de UTI voltados para os cuidados aos bebês prematuros, que é o foco dos cursos. Naquele período, foram 20 leitos abertos, sendo 10 em Floriano, e mais 10 em Parnaíba. Ele também deixou em fase de conclusão mais 10 leitos no Hospital de São Raimundo Nonato, 10 em Picos e 10 em Piripiri.

Os dois cursos são ministrados pelo neonatologista Prof. Dr. Renato Lima, da Sociedade Brasileira de Pediatria(SBP), e faz parte do projeto de Doutorado em Saúde da Criança e do Adolescente, UNICAMP. Os estudos se baseiam na “Análise do impacto do Programa de Reanimação Neonatal da Sociedade Brasileira de Pediatria nos resultados neonatais da mesorregião sudoeste do Piauí”.

Após Floriano, serão capacitados profissionais de São Raimundo Nonato, a partir do dia 22 de março. Na sequência, Uruçuí, Bom Jesus e Corrente.

Imagem: AssessoriaFrancisco Costa conhece curso oferecido aos profissionais de saúde de Floriano.(Imagem:Assessoria)


Confira as últimas notícias sobre Floriano: florianonews.com/floriano
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews