Mutirão de cirurgias atende 40 crianças no Hospital de Floriano

16/04/2018 08h38


Fonte Sesapi

Imagem: FlorianoNewsHospital Regional Tibério Nunes(Imagem:FlorianoNews)

O Hospital Regional Tibério Nunes, em Floriano, realizou 48 procedimentos cirúrgicos, em 40 crianças, no sábado (14) e domingo (15). Os pacientes foram atendidos pelo Mutirão de Cirurgias Eletivas Pediátricas, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), numa ação conjunta que envolveu tanto o Hospital de Floriano, como o Regional Senador Dirceu Arcoverde, em Uruçuí. Somente este fim de semana, foram atendidos pacientes de Uruçuí, Sebastião Leal, Baixa Grande do Ribeiro, Benedito Leite e São João dos Patos.

Quem passou por um desses procedimentos foi o pequeno Anthony Lorenzo, de 3 anos. Há alguns meses, a mãe dele, Zilma Mendes, percebeu um caroço na região do peito. “Estava esperando a consulta, quando fiquei sabendo do Mutirão em Uruçuí. O médico disse que ele precisava passar logo pela cirurgia. Foi tudo bem ágil, rápido. Tivemos uma receptividade excelente em Floriano, atendimento excelente. A cirurgia muito bem feita”, relata Zilma.

Lorenzo já está em casa, e como diz a mãe, “ele não para de jeito nenhum”, assim como todas as demais crianças, que já receberam alta e puderam voltar para casa.

“Foi um mutirão que envolveu tanto as equipes dos Hospitais de Floriano, como de Uruçuí, além da Secretaria Municipal de Saúde de Uruçuí. Além da realização dos procedimentos, garantimos que, tanto as mães como os pequenos pacientes tivessem uma experiência acolhedora. O que queríamos é que eles, pacientes e suas mães, levassem como lembrança o nosso carinho e atenção”, afirma o diretor-geral do Hospital Tibério Nunes, Edmar Figueiredo.

Cerca de dez crianças deixaram de realizar a cirurgia porque estavam gripadas ou com febre. Para elas, um novo agendamento será feito, garante a diretora-geral do Hospital de Uruçuí, Nazaré da Silva. “As mães e pais podem ficar tranquilos, vamos reagendar os procedimentos. Nenhuma criança ficará sem a cirurgia”, explica a gestora.

Além do Mutirão de Pediatria, os dois diretores, Edmar e Nazaré, já avaliam a possibilidade em realizar mais cirurgias eletivas, dessa vez para adultos. “É uma parceria que vai possibilitar que possamos fazer mais pela população de Uruçuí e da região”, afirma Edmar.

Os mutirões são mais uma estratégia da Secretaria de Estado da Saúde para atender de forma rápida a demanda por um procedimento cirúrgico, descentralizando as ações em dez hospitais da rede. Até o momento, mais de 800 crianças foram atendidas com consultas e exames e mais de 300 com cirurgias. Em Floriano, as cirurgias foram realizadas pelos médicos Ivo Lima e Eduardo Meneses.


Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: floriano, hospital, cirurgia