OAB apura se transferência de preso morto em viatura em Floriano foi adequada

16/01/2017 16h30


Fonte Globoesporte.com

A Comissão de Direito Penitenciário da Ordem dos Advogados do Brasil, secção Piauí (OAB-PI), entrou com um pedido junto à Secretaria de Estado da Justiça do Piauí (Sejus), do Ofício de Transferência do preso encontrado morto dentro de uma viatura no dia 12 de janeiro, em Floriano, Centro-Sul do estado. Segundo a OAB-PI, a transferência do homem da Casa de Custódia para a Penitenciária de Vereda Grande foi precipitada e pede uma justificativa da Sejus.

“Ele foi transferido de forma imediata. Foi preso dia 10, no dia 11 houve a sua audiência de custódia e no dia 12 ele já foi transferido. Foi muito precipitada, ele deveria, no mínimo, ter permanecido na Casa de Custódia por sete ou oito dias para passar por uma triagem, ou seja, nem a triagem ele fez”,
informou a presidente da Comissão de Direito Penitenciário da OAB-PI, Lina Brandão.

Segundo a presidente, a Sejus também não informou se tinha o conhecimento de rixas entre a vítima e outros presos, já que a suspeita é de que ele tenha sido asfixiado dentro do carro-cela, utilizado na transferência.

Imagem: FlorianoNewsAcusados de homicídio são encaminhados para Penitenciária de São Raimundo Nonato.(Imagem:FlorianoNews)

De acordo com Lina, se a secretaria tinha o conhecimento, os presos jamais deveriam ter sido transferidos juntos, e o órgão pode ser responsabilizado pela morte do homem.

"Se ficar comprovado que a Sejus conhecia alguma rixa entre os presos, alguém que assinou esse ofício de transferência vai se responsabilizar. De qualquer forma, a custódia de presos é responsabilidade do estado"
, disse.

Ainda segundo informações da OAB, a família do preso procurou a Ordem por telefone para orientações, mas não formalizou nenhum pedido de apoio. A comissão continua as apurações e está fazendo um relatório sobre o caso.

Confira as últimas notícias sobre Floriano: florianonews.com/floriano
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: estado, presos, sejus