Piauí melhora nota e Floriano se destaca na avaliação de Transparência da CGU

14/12/2018 07h50


Fonte CidadeVerde.com

O Piauí obteve nota 8,3 na avaliação de Transparência da Controladoria Geral da União (CGU). A escala dá notas de 0 a 10 para o grau de cumprimento de dispositivos da Lei de Acesso à Informação (LAI) e de outros normativos sobre transparência nos estados e no Distrito Federal, além de todos os municípios com mais de 50 mil habitantes. Com esse resultado, o Piauí se colocou acima da média nacional, que é 7,94.

(No mapa abaixo, estão de verde os estados que conseguiram ficar acima da média nacional)

Imagem: DivulgaçãoPiauí melhora nota e Floriano se destaca na avaliação de Transparência da CGU.(Imagem:Divulgação)

Nas avaliações anteriores, o Piauí obteve as notas: 6,67; 8,47 e 9,58. Apesar da nota passada ser maior do que a atual, o estado antes ocupava a 18ª colocação, ou seja, subiu cinco lugares em um ano.

No total, foram avaliados 691 entes federativos – universo que abrange quase 70% da população brasileira. Diferentemente das três edições anteriores, esse ano, além da transparência passiva, também foi avaliada a transparência ativa. Ou seja, além da regulamentação da LAI - existência de canal (presencial e eletrônico) para solicitações de informação pelos cidadãos (SIC) e atendimento desses pedidos - a CGU mapeou como governos estaduais e municipais publicam na internet os dados sobre receitas e despesas, licitações e contratos, estrutura administrativa, obras públicas, lista de servidores, entre outros.

Capitais

Teresina obteve a nota 7,68. Este é o terceiro avanço consecutivo do município. Em 2015, a capital piauiense ficou com nota 3,75 e, em 2016, 6,52. Com esse resultado, a capital piauiense ocupa a posição 216 dentre todos os municípios brasileiros averiguados e a 17ª posição entre as capitais.

Segundo o controlador geral do município, Ricardo Teixeira, o resultado da Escala Brasil Transparente 2018 servirá como referência para que o Município melhore a divulgação de informações e seu relacionamento com a sociedade em itens específicos, como a divulgação de dados sobre obras públicas.

A média das capitais é 8,08, portanto Teresina, apesar de ter evoluído, ainda está abaixo do nível nacional.

Municípios

Além de Teresina, foram avaliados no Piauí outros quatro municípios, mas todos ficaram abaixo da média nacional, que é de 6,50 para as cidades. Veja as notas:

- Floriano: 6,08
- Picos: 5,23
- Piripiri: 4,78
- Parnaíba: 4,75

Confira as últimas notícias sobre Floriano: florianonews.com/floriano
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: estado, resultado, capitais