Profissionais da rede de saúde mental de Floriano participam de capacitação

22/06/2017 13h30


Fonte SECOM

Nesta quarta-feira (21), no auditório da SEMDAS (Secretaria Municipal de Assistência Social), foi realizada a abertura da Qualificação da Rede de Atenção Básica Psicossocial para os profissionais da rede de saúde mental de Floriano.

Na ocasião estavam presentes os secretários de Saúde, Enéas Maia; de Governo, James Rodrigues; a coordenadora de Saúde Mental, Idalina Barros, diretor do Hospital Regional Tibério Nunes, Ancelmo Jorge, presidente da OAB, Isabel Carvalho, diretor do SAMU, Felipe, além de coordenadores e diretores da atenção básica.

Imagem: SECOMProfissionais da rede de saúde mental de Floriano participam de capacitação.(Imagem:SECOM)

O evento tem como principal objetivo estender o atendimento já realizado pelo CAPS, integrando também desde as Unidades Básicas de Saúde à atenção hospitalar nas crises agudas, incorporando os serviços de urgência e emergência do SAMU para atender as crises mais específicas dos pacientes, além de proporcionar a capacitação dos profissionais da saúde do município.

“A saúde mental deve ser tratada também de forma preventiva, por isso a finalidade dessa oficina é garantir uma integração dos serviços para termos um avanço no quadro de prevenção de doenças mentais”,
frisou o secretário de Saúde, Enéas Maia.

Imagem: SECOMDr. Enéas Maia(Imagem:SECOM)

A coordenadora de Saúde Mental, Idalina Barros, ressaltou que os índices de depressão em Floriano estão crescendo de forma alarmante, o que leva os profissionais e toda a comunidade a se preocupar com as taxas de suicídio que da mesma forma veem crescendo, além da atenção com o panorama da ansiedade. “Precisamos empoderar nossa rede de cuidado psicossocial para que as pessoas sejam acolhidas no seu momento de dor e não se sintam desamparadas”, pontuou.

“O importante é saber que não só o CAPS é responsável por cuidar das pessoas com transtorno mental, todos nós temos essa missão de atender e acolher bem. Damos início a esse evento com a certeza que vamos integrar nossa saúde municipal para nos entregarmos mais ainda de coração e mente aberta”,
finalizou o prefeito Joel Rodrigues.

Imagem: SECOMProfissionais da rede de saúde mental de Floriano participam de capacitação.(Imagem:SECOM)

Veja mais notícias sobre Floriano, clique em florianonews.com/floriano