TCE visita o município de Floriano para validação dos dados do IEGM

22/06/2018 13h15


Fonte SECOM

Imagem: SECOMClique para ampliarTCE visita o município de Floriano para validação dos dados do IEGM.(Imagem:SECOM)

Na última quarta-feira (20), o Tribunal de Contas do Estado – TCE, visitou o município de Floriano para validação do Índice de Efetividade da Gestão Municipal – IEGM, que consiste em uma combinação entre os dados preenchidos pela gestão municipal em questionários, levando em consideração dados governamentais, prestações de conta e contemplando sete dimensões das finanças públicas: Educação, Saúde, Planejamento, Gestão Fiscal, Cidades Protegidas, Governança em Tecnologia da Informação e Meio Ambiente.

Os auditores de controle externo Lucine Batista, coordenadora do IEGM no TCE-PI e Carlos Augusto Lopes, foram recepcionados na Prefeitura Municipal de Floriano pelo controlador-geral do município, Arnaldo Messias, e a secretária de Sáude Thais Braglia junto à sua equipe. Em seguida os próprios representantes do TCE, escolheram a Unidade Básica de Saúde – UBS João Elias Oka, localizada no bairro Bosque Santa Teresinha para uma visita.

A equipe percorreu ainda a Secretaria de Educação, com o secretário da pasta Joab Curvina, que acompanhou os técnicos até a escola determinada também pelos auditores, localizada no bairro Tamboril: a Binú Leão, para uma visita técnica. Outro ponto visitado foi a Secretaria de Saúde.

O IEGM é fundamental para o acompanhamento do desenvolvimento das ações municipais, propiciando ao gestor a possibilidade de uma ampla análise dos investimentos realizados, além de ser obrigatório para acompanhamento do desempenho da gestão municipal e melhorar o sistema de avaliação das políticas públicas. A coordenadora Lucine Batista afirma que a equipe realiza um questionamento com base na amostragem das questões, realizando uma verificação para observar se as respostas condizem com a realidade. Arnaldo Messias afirma que a visita foi satisfatória e que acredita que os resultados também serão.

Tópicos: equipe, municipal, visita