Vereador discute implantação de programas sociais no município de Floriano

18/04/2013 10h04

Da redação do FlorianoNews redacao@florianonews.com


O vereador Antônio Reis Neto (PSDC), apresentou verbalmente na Sessão Ordinária da última quarta-feira (17), dois importantes Requerimentos.

Na manhã desta quinta-feira (18), os documentos devem ser protocolados na Câmara Municipal de Floriano, onde deverão novamente ser apreciados em plenário.

Um dos Requerimentos do vereador solicita ao Governo do Estado a implantação, do Programa “Água para todos” no município florianense. O Programa do Governo Federal é trabalhado em parceria com o Governo Estadual e no Piauí já está sendo implantado em 66 municípios.

“Floriano está inserida dentro do semiárido, apesar de ser cortada pelo Rio Parnaíba, mas que passa em apenas uma pequena área da cidade. Como estamos entrando no segundo ano de inverno com uma pluviometria irregular e muito baixa, nós precisamos urgentemente deste Programa”, explicou o parlamentar.

O Programa “Água para Todos”, que integra o Plano Brasil Sem Miséria, foi criado pelo Governo Federal a partir da necessidade de universalizar o acesso e uso de água para populações carentes, residentes em comunidades rurais não atendidas por este serviço público essencial, atendidas por sistemas de abastecimento deficitários ou, ainda, que recebam abastecimento difuso.

O Programa tem como objetivo garantir o amplo acesso à água para as populações dispersas e em situação de extrema pobreza, seja para o consumo próprio ou para a produção de alimentos e a criação de animais, possibilitando a geração de excedentes comercializáveis para a ampliação da renda familiar dos produtores rurais.

Ao solicitar o ingresso da cidade de Floriano no Programa “Água para Todos”, Antônio Reis almeja que seja realizado na região a construção de açudes, perfuração de poços tubulares e construção de pequenas barragens submersas.

Imagem: FlorianoNewsAntônio Reis Neto (PSDC).(Imagem:FlorianoNews)Antônio Reis Neto (PSDC).

O segundo Requerimento do vereador traz novamente o questionamento sobre a continuidade do Programa “Luz para Todos” na cidade de Floriano.

“Solicitaremos também da Chesf e da Eletrobrás que retomem as obras Luz para Todos no município de Floriano”, afirmou.

Segundo Antônio Reis, a empresa foi licitada e estão sendo feitos requerimentos para que ela se instale em Floriano o quanto antes, uma vez que já era para ela estar no município desde dezembro de 2012 para concluir as obras iniciadas e começar aquelas que ainda não tiveram início.

“Nós precisamos saber o motivo deste atraso haja vista a procura das pessoas que tem necessidade e direito à energia elétrica em seus domicílios”, disse o vereador.

No Estado do Piauí 640 mil pessoas não tem acesso à energia elétrica, somando um total de 24 % de residências sem abastecimento.

Segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o Brasil possui quase 2,5 milhões de domicílios sem atendimento, sendo a maioria pertencentes às regiões Norte e Nordeste do país.