Husky siberiano: saiba tudo sobre a raça

20/04/2019 10h46


Fonte Gear Seo

Imagem: Gear SeoHusky siberiano: saiba tudo sobre a raça.(Imagem:Gear Seo)

Carinha de lobo, porte médio, olhos bastante característicos e uma pelagem vasta, este é o Husky Siberiano. Originário da Rússia, mais precisamente da região da Sibéria — como o nome já diz — essa raça foi encontrada também em regiões do Cazaquistão.

Quer conhecer um pouquinho mais do Husky? Nós elaboramos um guia completo para você saber tudo sobre ele!

Origem

O Husky Siberiano teria surgido há 2 mil anos em uma região bem fria, no norte da Sibéria, mais precisamente próximo ao rio Kolyma. Logo levado para outras regiões igualmente frias do Canadá e dos Estados Unidos.

Inicialmente, o Husky foi criado por tribos nômades e, por causa de seu porte físico e resistência, sua principal função era puxar trenós. Também era usado no pastoreio de gado.

Curiosidades

O Husky ficou bastante conhecido em 1925, quando uma região do Alasca ficou completamente devastada por uma grave epidemia de difteria. Como a população foi quase totalmente devastada, foram os cães dessa raça que levaram até os doentes soro e outros medicamentos, ajudando-os na recuperação.

Além disso, na Segunda Guerra Mundial, por exemplo, o Husky também foi muito utilizado para ajudar em buscas e resgates de feridos.

Comportamento

Os cães da raça são bastante dóceis e fiéis ao dono. Costumam ser cheios de vitalidade, por isso não conseguem se adaptar em pequenos ambientes, como apartamentos. Quando criados nesses locais, acabam por ficar mais impacientes, podem uivar constantemente — como se fossem lobos — e desenvolver depressão.

Portanto, os Husky siberianos precisam de espaço para explorar e brincar. Se você está considerando criar um cãozinho dessa raça, é imprescindível ter um quintal. Muitas vezes, por causa do espírito mais aventureiro, eles gostam de explorar o território. Justamente por isso, muitas vezes acabam fugindo de casa.

Os husky são bastante amigáveis mesmo com estranhos. Eles também gostam do contato com crianças, por isso, se você tem crianças em casa pode ser uma ótima opção de um animal de estimação.

Características físicas

O tamanho médio de um Husky siberiano varia entre 50,5 a 60 cm. As fêmeas costumam ser menores, atingindo apenas 56 cm. Os machos são um pouco maiores e têm de 53,5 a 60 cm.

Eles têm dupla camada de pelo, que é bem denso e macio. É por isso que essa raça se adapta muito bem a regiões mais frias. Eles conseguem sobreviver, por exemplo, a áreas com até -30°. Apesar disso, eles conseguem se adaptar bem a regiões mais quentes, como o Brasil.

A pelagem, geralmente, é uma mescla de cores, como a preta e branca, a branca e a cinza ou a branca e marrom. Também são encontrados em tons mais avermelhados (misturas de tons de marrom e preto).

Os olhos são também bastante característicos, pois são amendoados e oblíquos. As cores variam do azul ao verde e marrom. É comum entre essa raça o olho particolorido, isto é, cada um de uma cor.

As orelhas são de tamanho médio e triangulares. São também bastante revestidas de pelos e, em geral, ficam empinadas.

Peso

Um husky siberiano pode pesar de 15 a 28 kg. Como todo bicho, eles precisam de uma dieta equilibrada, mas, em geral, eles devem consumir bastante proteína.

É importante notar que essa raça consegue sobreviver com ingestão reduzida de alimentos, já que são de uma região fria, onde havia escassez de alimentos por longas temporadas.

Expectativa de vida

Os cães dessa raça podem viver de 12 a 15 anos. As doenças mais comuns do Husky são as dos olhos, como cataratas bilaterais, o glaucoma, a opacidade da córnea e a atrofia progressiva da retina.

Problemas na pele também são comuns nesta raça. Como eles têm muito pelo, é importante ficar atento a qualquer sinal de irritação, coceiras, vermelhidão e erupções.

Um dos problemas de saúde mais corriqueiros da raça é a displasia coxofemoral, que é uma espécie de encaixe errado do quadril. Neste caso, os animais devem se preservar e não realizar muitos esforços. É também preciso ficar atento para que se evitem pisos muito escorregadios.

Cuidados especiais

O husky siberiano é uma raça que descende de caçadores, por isso, eles precisam de muita atividade física. Têm muita energia, disposição e gostam de explorar o território. Um dos cuidados indispensáveis, portanto, é a atividade física constante, como passeios e brincadeiras ao ar livre.

O pelo também exige algumas precauções como escovação constante, geralmente diária. Quando estão trocando a pelagem, podem ser escovados semanalmente. Os banhos podem ter uma frequência mensal e é preciso secá-los bem para que não tenham problemas futuros com a pele.

Tópicos: branca, husky, pelagem