Quais foram os artistas impressionistas mais importantes

20/04/2019 11h02


Fonte Gear Seo

Imagem: Gear SeoQuais foram os artistas impressionistas mais importantes.(Imagem:Gear Seo)

Preparar-se para o vestibular não é uma tarefa muito simples. Requer disciplina e entrega. Muitas vezes, o vestibulando tem que abrir mão de festas, viagens, momentos de lazer. Muitos não conseguem ir a aulas presenciais de cursinhos, seja pelo valor, seja pela carga horária. O que fazer, então? Desistir do vestibular?

Nada disso! Se você ainda não conseguiu arrumar a sua agenda para fazer aulas presenciais, pode considerar fazer um cursinho on-line, por exemplo. Você tem mais liberdade para fazer a sua grade horária, além de ter mais flexibilidade, já que pode estudar onde e quando quiser, bastando, para isso, ter acesso à internet.

É importante ter em mente que todo o seu esforço valerá a pena. Chegar à uma universidade é um dos melhores momentos da vida! Então, mantenha o foco porque os vestibulares estão cada vez mais interdisciplinares, exigindo uma boa leitura de mundo.

Um desses assuntos gerais que tem caído muito em vestibulares e mesmo no Enem, é a arte. Um dos movimentos artísticos mais importantes é o Impressionismo e é sobre ele que vamos falar neste post.

O que foi o Impressionismo

O Impressionismo foi um movimento artístico que surgiu na França no século XIX. Teve duas frentes principais, a pintura e a música. O nome deriva de um quadro do pintor Claude Monet chamado Impressão, nascer do sol de 1872.

As primeiras obras impressionistas expostas para o público foram no ano de 1874, em Paris. Na ocasião, tanto os críticos quanto os leigos presentes reagiram mal às obras. Hoje, o impressionismo é considerado um dos grandes marcos da arte moderna.

Características

Os pintores impressionistas valorizavam os efeitos reais das luzes naturais. Por isso, gostavam de pincelar, em geral, com a luz do sol.

Os artistas gostavam de observar como as cores e os objetos eram alterados a depender da quantidade e qualidade da luz. Era muito comum, portanto, eles pintarem a mesma paisagem em diferentes momentos do dia.

Os impressionistas também apreciavam o contato com a natureza. As paisagens ao ar livre e naturais eram bastante valorizadas por eles e muitos dos quadros têm essa temática.

Técnicas

Quanto à técnica das pinturas, em geral, as pinceladas eram soltas, mais livres, buscando captar os movimentos da cena. Eles não tinham a intenção de criar contornos muito nítidos, por isso, as imagens quase sempre parecem estar um pouco borradas.

Um detalhe interessante quanto às pinturas era que as sombras não podiam ser pintadas com tons de preto, elas deviam ser estabelecidas de acordo com o contraste da própria cor. Então, por exemplo, tons amarelados se oporiam aos tons violetas e, assim, a noção de sombra fica mais natural.

Outra característica bastante curiosa era que os pintores não misturavam as cores, ao contrário, elas eram usadas de forma pura. As misturas só aconteciam na própria tela.

Principais pintores

Os nomes mais famosos do Impressionismo mundial são Monet, Renoir e Edgar Devas. Entenda um pouco mais sobre cada um deles:

Claude Monet
Francês, é o mais célebre dos pintores impressionistas. Foi um grande estudioso da luz e seus efeitos. Notabilizou-se pela pintura de paisagens. Mesmo desenvolvendo catarata, a doença não o impediu de pintar. Algumas de suas pinturas mais famosas são Estuário do Sena, Impressão, nascer do sol, Mulheres no Jardim e O vestido verde.

Edgar Devas
Outro francês, ao contrário de pintores como Monet, ele não teve muitas obras com paisagens. Preferiu retratos de pessoas, especialmente as mulheres. Seus desenhos eram mais precisos e também pintava com o uso de luz artificial.

Alguns de seus quadros mais famosos são Cavalos de Corrida numa paisagem, A banheira e A primeira bailarina.

Pierre-Auguste Renoir
Renoir foi um dos pintores que teve fama ainda em vida e era bastante aceito pela crítica especializada. Os quadros, em geral, captavam a vida parisiense do século XIX. Gostava do ar livre e pintou diversos corpos femininos.

Algumas de suas produções mais notórias são Mulher com sombrinha, Banhista enxugando a perna direita e O Camarote.

Impressionistas na música

Na música, os impressionistas surgiram em meados do século XIX e continuaram a influenciar compositores até a metade do século XX.

Os impressionistas quebraram um pouco com a tradição romântica, sobretudo, quanto aos excessos emocionais provocados pela música. Eles queriam evocar sentimentos, sensações e estados de espírito com canções mais curtas. Dois dos maiores compositores deste período são Claude Debussy e Maurice Ravel.


Veja mais notícias sobre Geral, clique em florianonews.com/geral