Chesf abre comportas de Barragem de Boa Esperança e aumenta nível do Rio Parnaíba

06/10/2018 11h40


Fonte G1 PI

Imagem: DivulgaçãoClique para ampliarChesf abre comportas de Barragem de Boa Esperança e aumenta nível do Rio Parnaíba.(Imagem:Divulgação)

A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) abriu semana passada as comportas da Barragem de Boa Esperança, em Guadalupe, e aumentou o nível do Rio Parnaíba nos últimos dias. Em cinco dias foram 4% de vazão, que deixou bares localizados nas coroas em Teresina alagados.

"É daqui que a gente tira o nosso sustento. Chegamos aqui em junho e agora tivemos essa surpresa. Essa cheia, a gente não estava esperando e agora é voltar para cara"
, disse a comerciante Keila Veras.

Já para outros comerciantes, a notícia assusta, mas não desanima. "Todo ano eles soltam água para gerar energia, especialmente no B-R-O bró. A gente já estava esperando. Vamos aguardar mais um pouco, se continuar subindo a gente vai embora para casa", declarou o comerciante José Soares.

A Chesf informou que o reservatório atualmente está com 65,73% do volume útil e que desde da última terça-feira começou a liberação de água na barragem, como forma de preparação para o mês de novembro, quando realmente começa o período chuvoso na Bacia do Rio Parnaíba.

De acordo com a Companhia, não há previsão de liberação de água essa semana, mas será feita uma avaliação na próxima semana para saber se haverá mais uma liberação.

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui

Tópicos: barragem, água, chesf