Em nove meses, 203 ocorrências policiais foram registradas em escolas da capital

14/03/2019 10h05


Fonte CidadeVerde.com

O massacre em uma escola na cidade de Suzano, em São Paulo, que deixou dez mortos e mais alguns feridos, trouxe à tona o problema da violência em sala de aula. De acordo com a Companhia Independente de Policiamento Escolar (Cipe), nos últimos nove meses, foram registradas 203 ocorrências em Teresina, entre brigas, ameaças e alunos que foram à escola armados.

Em agosto do ano passado, na cidade de Timon-MA, vizinha a capital piauiense, um aluno ficou em estado grave após ser agredido por outro estudante dentro da escola. Em Teresina-PI, em dezembro de 2017, a diretora de uma escola sofreu socos e puxões de cabelo após cobrar o fardamento de uma aluna. Em 2015, um caso mais grave na cidade de União, no interior do Piauí. Um adolescente matou o colega de classe na aula durante briga por preservativo.

Para diminuir o número de ocorrências no ambiente escolar, o Ministério Público do Piauí desenvolveu o projeto "Queremos Paz".

"Em meio a inúmeras solicitações na área de Educação, a maior questão era a dos conflitos dentro da escola. Aí entram bullying, drogadição, o conflito família-escola, aluno-aluno, aluno-professor e vimos que precisávamos trabalhar a prevenção",
explica a Flávia Gomes, promotora de justiça.

A representante do MP alertou ainda para a necessidade de participação de toda a sociedade na construção da paz no ambiente escolar.

"A paz é da responsabilidade de cada um de nós e é uma construção diária nos mínimos detalhes, na forma que eu falo, que eu coloco o livro na mesa, na forma que eu me dirijo ao aluno. Se eu planto violência, com certeza, vou colher violência. Mas se eu planto paz, colho paz", finaliza Flávia Gomes.