Iaspi confirma pagamento de abril e atendimento do Plamta é restabelecido

21/07/2018 07h55


Fonte CidadeVerde.com

O IASPI (Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Piauí) realizou o pagamento do mês de abril à rede credenciada. A informação foi confirmada pelo governo do estado na tarde desta sexta-feira (20).

Segundo a nota do governo, a maior parte dos hospitais já recebeu hoje e o atendimento aos usuários do sistema IASPI Saúde/PLAMTA continua acontecendo. De acordo com a direção da Iaspi o atendimento oncológico está assegurado.

"A exceção é o Hospital São Marcos, que não está atendendo sequer a urgências/emergências", diz o governo.

“Infelizmente, houve o caso de um paciente que veio a óbito, lamentamos que tenha chegado a esse ponto, e pedimos novamente a sensibilidade dos diretores dos hospitais para que retornem às atividades“, reitera a diretora geral do IASPI, Daniele Aita, lembrando que nesse caso específico do óbito de um paciente, quem responde por omissão de socorro é o próprio hospital, que recusou atendimento. Omissão de socorro é tipificada como crime pelo artigo 135 do Código Penal.

Diante da regularização do pagamento aos hospitais e clínicas, o IASPI recomenda aos usuários que se sintam prejudicados que denunciem através da Central do Usuário (3131-6133) das 7h-19h ou diretamente na Ouvidora do Instituto, no horário de funcionamento, informando qual o prestador que não prestou atendimento para que o Instituto possa tomar as devidas providências.

“Os hospitais que não estão atendendo já foram notificados e, caso não retornem, vamos tratar o caso como quebra de contrato. Podem até ser descredenciados. Confiamos que o bom senso vai prevalecer e quem está parado deve retomar o atendimento de imediato”,
prevê a diretora do IASPI.

Atendimento

De acordo com levantamento do Instituto feito junto à rede credenciada, através do sistema de informatização do IASPI saúde/PLAMTA, no dia 19.07.18 um total de 273 credenciados, entre clínicas, hospitais e laboratórios prestaram atendimento aos usuários do sistema, com um total de 1.107 consultas e 1.526 exames realizados.

Hoje, até as 10 h, 189 prestadores estavam atendendo o sistema, tendo efetuado já um total de 417 consultas e 1.099 exames, números que devem aumentar até o final do dia.