Leilão da Cepisa e mais 5 empresas deve ocorrer até abril do próximo ano

05/12/2017 08h20


Fonte Agência Brasil

Imagem: DivulgaçãoClique para ampliarLeilão da Cepisa e mais 5 empresas deve ocorrer até abril do próximo ano(Imagem:Divulgação)

A Eletrobras deve realizar a venda de seis distribuidoras até abril de 2018, disse ontem (4) o secretário de Coordenação e Governança das Empresas Estatais do Ministério do Planejamento, Fernando Antonio Ribeiro Soares, durante divulgação do Boletim das Empresas Estatais. Entre as distribuidoras está a Companhia Energética do Piauí (Cepisa), hoje Eletrobras Piauí.

De acordo com o secretário, houve um pedido do Conselho de Administração da empresa para analisar com mais detalhes o procedimento.

"É uma operação que envolve recursos de bastante montante. E a ideia é leilão em abril do próximo ano”,
disse Soares após comentar os dados do Plano de Demissão Voluntária (PDV) da Eletrobras que, segundo o secretário, teve a adesão de 80% do público esperado.

Soares afirmou, no entanto, que há o risco de atraso no leilão das distribuidoras, que ficam nas regiões Norte e Nordeste. “É comum esse tipo de atraso”, afirmou.

A previsão é que sejam vendidas a Centrais Elétricas de Rondônia (Ceron), a Boa Vista Energia, de Roraima, a Amazonas Distribuidora de Energia e a Companhia de Eletricidade do Acre (Eletroacre) – todas na Região Norte. No Nordeste serão oferecidas a Companhia Energética de Alagoas (Ceal) e a Companhia Energética do Piauí (Cepisa). As empresas, de acordo com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), apresentam situação deficitária em suas finanças.

Cada uma das distribuidoras será vendida pelo valor simbólico de R$ 50 mil. O Governo do Piauí já moveu ação no Supremo Tribunal Federal (STF) contra a privatização, mas teve liminar negada pela ministra Rosa Weber.

Na semana passada, o Ministério de Minas e Energia (MME) encaminhou à Eletrobras documento em que sugere que a privatização da empresa ocorra por meio do aumento de capital, sem a participação da União. A ideia seria pulverizar a participação do governo por meio da oferta de ações.


Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook