Médicos do Samu aéreo assinam carta-protesto para aquisição de nova aeronave

27/09/2016 11h30


Fonte Cidade Verde

Os médicos que atuam no Samu áereo assinaram carta protesto solicitando à Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) uma nova aeronave para o transporte de pacientes. No Estado, o serviço está paralisado há quase dois meses após uma pane no antigo avião.

"Estamos aproveitando a solicitação dos profissionais de saúde para providenciar uma aeronave pressurizada, de maior porte, com maior autonomia de voo...Com a aeronave antiga, o atendimento era limitado", disse Cristiane Rocha Leal, coordenadora do Samu estadual. A antiga aeronave tinha capacidade para realizar, no máximo, até dois atendimentos por dia.

No Piauí, o serviço funciona desde 2013 e já atendeu cerca de 370 pacientes. Cristiane Rocha acrescenta que- com a nova aeronave- será inaugurado um novo molde de Samu aéreo.

"O paciente poderá levar um acompanhante e isso é muito importante, principalmente, no caso de crianças e idosos. A intenção é que possamos fazer mais de dois atendimentos por dia. O secretário de Saúde, Francisco Costa, está acompanhando todo o processo",
reitera.

A coordenadora não definiu prazo para que a nova aeronave entre em operação e ressalta o trâmite burocrático para a mudança de avião.

"Temos que cumprir o trâmite de mudança de uma aeronave para a outra, até porque precisamos de autorização da Anac para voar. Precisamos que a nova aeronave esteja homologada e temos que aguardar. Cabe ressaltar que, mesmo com o Samu parado, os pacientes não estão desassistidos pois em cada cidade onde o Samu aéreo faz pouso existe uma unidade de suporte avançado, com os mesmos equipamentos que o avião",
finaliza.

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui

Tópicos: aeronave, samu, pacientes