Morre de infarto o artista plástico, mestre Portelada, aos 78 anos

17/01/2019 13h28


Fonte CidadeVerde.com

Imagem: CidadeVerde.comClique para ampliarMorre de infarto o artista plástico, mestre Portelada, aos 78 anos.(Imagem:CidadeVerde.com)

Uma das referências das artes plásticas do Piauí, Devaldino da Silva Portelada, conhecido como mestre Portelada, 78 anos, morreu na manhã desta quinta-feira (17) em sua residência no bairro Dirceu Arcoverde, zona Sudeste de Teresina.

Portelada foi internado mês passado, mas já estava em sua residência após ter melhora no quadro clínico. Hoje pela manhã, ele teve um infarto fulminante.

Portelada assinou várias exposições no Brasil e no exterior. É um dos nomes de destaque na arte cubista brasileira. Com técnica elaborada, os quadros de Portelada trazem cores vibrantes e uso de formas. Em sua obra o artista busca a simplicidade, a alegria e a leveza. É um autêntico ícone na expressão artística do imaginário popular brasileiro.

O professor Cineas Santos destaca que Portelada é um decano das artes plásticas do Piauí com estilo inconfundível, misturando o cubismo com fuguratismo bem nordestino. Cineas lembre que Portelada registrou praticamente todas as paisagens físicas e humanas do Piauí.

"Trabalhou temas ligados ao folclore, trabalho, laser. É um artista que trazia com muita competência a realidade do Piauí. Uma perda irreparável", disse Cineas Santos.

A família informa que o velório acontecerá no Pax União, da avenida Miguel Rosa.

O corpo do artista foi levado ao Hospital Getúlio Vargas (HGV) para receber a certidão de óbito. Até às 12h30, o corpo aguardava a liberação.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: artista, cineas, portelada