Mortes de cágados aumentam em Teresina e blitz quer evitar atropelamentos

14/03/2019 08h10


Fonte CidadeVerde.com

Uma blitz ambiental no Parque Encontro dos Rios, zona Norte de Teresina, vai alertar condutores de veículos sobre possíveis travessias de animais pelas vias. A iniciativa quer evitar o atropelamento, principalmente dos chamados cágados de barbicha, uma espécie de tartaruga comumente encontrada nas regiões próximas ao rio Poti. De dezembro do ano passado até março de 2019, 126 deles já foram encontrados mortos na capital, possivelmente por terem sido atropelados.

O S.O.S Fauna Poti acontecerá no sábado (16) , de 9h às 11h, e pretende informar sobre os cuidados para evitar atropelamentos de animais e conscientizar sobre a importância da preservação da fauna. A organização do ato informou que haverá distribuição de panfletos com a Lei de Crimes Ambientais e adesivos, entre outras ações educativas.

Imagem: Jackeline LustosaMortes de cágados aumentam em Teresina e blitz quer evitar atropelamentos.(Imagem:Jackeline Lustosa)

As atividades fazem parte das ações do Instituto Socioambiental Cabar, em prol da defesa e sustentabilidade da fauna silvestre. A presidente e mentora do Cabar, Jacqeline Lustosa, informou ao Bicharada que a atividade precisa ser feita urgentemente, uma vez que a morte de cágados tem sido constante.

“Eles estão diminuindo, estão morrendo, então a gente resolveu fazer essa blitz com urgência. A gente contou de dezembro para cá, 126 cágados mortos e a gente tem alguns resgatados, na base de 29. Estamos muito preocupados. O nosso objetivo é de parar o motorista e conversar com ele sobre a questão desses animais lá do Poti, dos chamados cágados de barbicha”, salientou a ambientalista.

De acordo com a presidente, há informações também de que algumas crianças estariam matando os bichos, o que reforça a importância de conscientização.


Tópicos: animais, poti, fauna