PI não registra casos de peste suína, mas mantém proibição

08/11/2018 07h30


Fonte CidadeVerde.com

Imagem: Thiago GomesClique para ampliarPI não registra casos de peste suína, mas mantém proibição.(Imagem:Thiago Gomes)

Não há registros de casos de peste suína clássica no Piauí até o momento. A informação foi confirmada pelo gerente de defesa sanitária animal da Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi), José Idílio, neste quarta-feira (07). Ao Cidadeverde.com, José Idílio declarou que a situação no Piauí está sob controle e a proibição da entrada de suíno pelo Ceará permanece por tempo indeterminado. Isso porque o estado vizinho apresentou focos da doença.

"Não temos nenhum foco da doença no Piauí; está sob controle. Não há informações de ocorrências, mas estamos intensificando a fiscalização e o trânsito irregular de suíno e os produtos oriundos dele",
disse José Idílio.

A fiscalização acontece principalmente nos postos fiscais com divisa com o Ceará, e transporte irregular nessa região. "A proibição fica mantida até o Estado erradicar todos os focos detectados", ressaltou José Idílio.

Geralmente, o suíno que entra no Piauí vem do Paraná, Santa Carina e Goiás.

A fiscalização e o controle no Piauí acontece de maneira continua e intenso para que o Estado conquiste o reconhecimento do Ministério da Agricultura e da Organização Mundial de Saúde Animal por estar livre da peste suína clássica.

José Idílio pede que qualquer aparente sintoma clínico da doença nos suínos seja comunicada a Adapi, sendo os principais sintomas são lesões hemorrágicas (manchas avermelhadas) na pele e extremidades (membros, orelhas, focinho e cauda), febre alta, constipação intestinal seguida de diarreia, vômito, sinais nervosos, conjuntivite, problemas reprodutivos (aborto, natimorto e repetição de cio), falta de apetite e fraqueza.


Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: estado, controle, suínos