PI tem 37 cidades em alerta ou risco para dengue, zika e chikungunya, diz Ministério

14/12/2018 07h37


Fonte CidadeVerde.com

Imagem: DivulgaçãoClique para ampliarPI tem 37 cidades em alerta ou risco para dengue.(Imagem:Divulgação)

No Piauí, 37 cidades estão em situação de alerta ou risco de surto de dengue, zika e Chikungunya. A informação foi divulgada pelo Ministério da Saúde, na última quinta-feira (13), de acordo com o novo Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa) de 2018.

De acordo com os dados do Ministério, desse total, 35 estão em alerta e duas em risco de surto das doenças. Outras 187 estão em situação satisfatória. A capital Teresina é uma das que está em situação satisfatória. No Piauí, a maior parte dos criadouros foi encontrada em depósito de água (367), seguida de depósitos domiciliares (71) e lixo (11).

Também segundo o MS, todas as capitais do país realizaram um dos monitoramentos de mosquito: 25 realizaram o LIRAa; e duas, armadilhas. Estão com índices satisfatórios os municípios de Curitiba (PR), Teresina (PI), João Pessoa (PB), Florianópolis (SC), São Paulo (SP), Macapá (AP), Maceió (AL), Fortaleza (CE) e Aracaju (SE).

Teresina, de acordo com a Fundação Municipal de Saúde da capital, se mantém com índices positivos em relação aos casos das doenças provocadas pelo mosquito. Em 2017, a FMS registrou 2.749 casos confirmados de dengue, 2.686 casos confirmados de chikungunya e nenhum caso de zika. Já em 2018, até novembro, formam confirmados 980 casos de dengue, 329 casos de chikungunya e um caso de zika. Em 2017, 1.612.862 imóveis da capital foram inspecionados, sendo que 107.831 deles foram tratados com larvicida. Um total de 373.440 depósitos eliminados.

As capitais com índices em estado de alerta são: Manaus (AM), Belo Horizonte (MG) Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF), São Luís (MA), Belém (PA), Vitória (ES), Salvador (BA), Porto Velho (RO), Goiânia (GO) e Campo Grande (MS).

Já as capitais Palmas (TO), Boa Vista (RR) Cuiabá (MT) e Rio Branco (AC) estão em risco de surto de dengue, zika e chikungunya por apresentarem Índice de Infestação Predial (IIP) igual ou superior a 4%. As capitais Natal (RN) e Porto Alegre (RS) fizeram o levantamento por armadilha. Todas as formas de coleta de dados ocorreram no período de outubro e novembro deste ano.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: dengue, alerta, chikungunya, zika