Piauí é o 2º Estado do Brasil a instituir Rede de Ouvidorias

21/08/2017 10h36


Fonte Cidade Verde

O Piauí já contava com uma Rede de Ouvidorias Públicas e agora outras instituições passam a integrá-la. Nesta segunda-feira (21), a nova diretoria do órgão tomou posse em solenidade no Palácio de Karnak.

A ouvidora-geral do Estado, Soraya Castelo Branco, agora assume a presidência da rede e destacou que o sistema já existe há quatro anos. A conselheira do Tribunal de Contas do Estado, Waltania Alvarenga ,assume a vice-presidência do órgão.

A novidade é que representantes de outros órgãos como APPM, TCE, TRT, serão incorporados ao órgão.

De acordo com a ouvidora-geral, o Piauí é o segundo Estado a instituir uma rede de ouvidorias. O primeiro foi o de Minas Gerais.

"A Ouvidoria serve para fortalecer a rede trabalho, pensando políticas públicas de melhoria da vida do cidadão. Existe um fluxo de demandas na Rede em que acolhemos qualquer cidadão, tratamos a manifestação dele em tempo hábil viabilizando o atendimento para acolher sua manifestação", destaca Soraya.

Ela acrescenta que coordenar uma rede não é fácil, porque não há muito esclarecimento sobre o papel das Ouvidorias, mas que a Rede serve para tornar mais visível e compreensível o trabalho da Ouvidoria.

"Ainda estamos na fase da população conhecer, de saber o que é, qual o seu papel. Muitas vezes acham que serve apenas para ser dedo-duro do governo. É preciso fazer entender e trazer essa conscientização de que é um órgão parceiro da instituição que vai melhorar a vida do cidadão",
ressaltou.

Tópicos: estado, ouvidorias, rede