Piauí registrou 59 assassinatos em outubro, diz pesquisa do Sinpolpi

18/11/2014 08h22


Fonte G1 PI

Uma pesquisa realizada pelo Sindicato dos Policiais Civis de Carreira do Piauí (Sinpolpi) revela que no mês de outubro o Estado registrou um total de 59 assassinatos. Do total de crimes, 33 aconteceram em Teresina e os 27 restantes no interior e litoral do Piauí. Foram 12 crimes a mais do que o registrado no mês de setembro que teve um total de 47 homicídios. A chacina que aconteceu no município de São Miguel do Tapuio no dia 30 de outubro onde cinco pessoas foram assassinadas contribuiu para os números elevados.

De acordo com Constantino Júnior, presidente do Sinpolpi, a pesquisa aponta que 13 das vítimas tinham algum envolvimento com a criminalidade eram traficantes, assaltantes, ex-detentos, ex-internos, detentos ou mesmo usuários de drogas. Entre as vítimas três eram professores e quatro eram do sexo feminino.

Outro dado importante apresentado pela pesquisa mostra que 43 pessoas foram mortas com armas de fogo, que representa cerca de 80% do total de crimes praticados no mês de outubro. Oito pessoas foram mortas por armas brancas e oito foram praticados com pedaços de madeira e pedras. O aumento na quantidade de crimes com arma de fogo deixa claro que a maioria dos assassinatos são planejados, pois o acusado já vai com a certeza do delito que cometerá.

Em relação as zonas de ocorrência dos crimes, a Zona Sul de Teresina voltou a ser a mais violenta com um total de 11 assassinatos em outubro, sendo que em setembro tinha registrado 4 homicídios. A Zona Norte, que em setembro liderou registrando 14 mortes, em outubro registrou 9 casos. A Zona Leste registrou 10 e a Sudeste 2 homicídios.

Constantino Júnior afirmou que a pesquisa é feita mensalmente pelo sindicato com base nas notícias publicadas nos meios de comunicações do Piauí e tem como objetivo medir o crescimento da violência para cobrar do governo melhorias na segurança do Estado.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook