PRF registra 27 acidentes e pede prudência na volta do Feriadão de Carnaval

14/02/2018 08h20


Fonte PRF


A Polícia Rodoviária Federal (PRF) pede prudência e atenção redobrada aos motoristas que vão pegar a estrada na volta do Feriadão de Carnaval. Até o momento, desde o início da operação no Piauí, na sexta (9), a PRF já registrou 27 acidentes, oito feridos graves e sete mortes.

A Operação Carnaval segue até esta quarta-feira (14). No ano passado, a PRF registrou 25 acidentes, 23 pessoas feridas e 10 mortes.

O último acidente com morte foi registrado na manhã desta terça-feira (13) entre um carro e uma motocicleta, na BR 343, Km 18, no município de Parnaíba. A colisão foi do tipo frontal. O motociclista, identificado como F.J.C, morreu no local. As informações iniciais são de é de que o motociclista realizou uma ultrapassagem em local proibido pela sinalização. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência chegou a ir até o local.

No sábado (12), um carro com cinco ocupantes capotou na BR 343, Km 71,3. Todos sobreviveram e tiveram apenas ferimentos leves. Dentre os ocupantes havia um bebê, que era transportado corretamente na cadeirinha.

“Esses acidentes são causados, principalmente, pela imprudência ou ingestão de bebida alcoólica por parte dos motoristas. Nós sempre reforçamos para que os condutores tenham a consciência de que eles são os responsáveis pelo trânsito. A violência no trânsito não é gerada por situações adversas, ela é gerada por situações que sai diretamente do condutor. Então, nesse retorno de feriadão, pedimos muita prudência e cuidado, são muitos os veículos nas estradas. Pedimos que os condutores não fiquem com o pensamento de chegar logo em casa, tirem essa pressa da cabeça e relaxem para ter uma viagem tranquila. Qualquer ocorrência e irregularidade só entrar em contato com a PRF pelo 191”
, comentou o inspetor Paiva.

A BR 343 é a que mais recebe atenção, neste período do ano, devido o grande fluxo de veículos, pois é a de acesso ao litoral piauiense. Outras que receberam maior fiscalização foram as BR 316 e 135, ambas no Sul do Estado. A BR 135, apesar de não ser um “destino carnavalesco”, é preocupante devido à estrutura.

Dicas

Planejamento da viagem – O motorista deve se informar sobre as distâncias que vai percorrer, condições do tempo, pontos de parada, existência de postos de combustíveis e de restaurantes à beira da estrada. Não esquecer documentação pessoal e do veículo.

Revisão preventiva – Providenciar a checagem do automóvel mesmo para pequenas viagens. Faróis acesos para ver e ser visto; pneus calibrados e em bom estado; motor revisado, com óleo e nível da água do radiador em dia. Não esquecer de verificar a presença e estado dos equipamentos de porte obrigatório, principalmente pneu estepe, macaco, triângulo e chave de roda, além dos limpadores de parabrisa e luzes do veículo;

Pausas para descanso – O condutor deve programar paradas a cada 3 horas. Quem se expõe a muitas horas dirigindo fica sujeito ao fenômeno da "hipnose rodoviária", na qual se mantém de olhos abertos, mas sem percepção da realidade à sua volta. Ela vem acompanhada de sonolência, perda de reflexos e de força motora;

Previsão do tempo – Procurar se informar sobre as condições do tempo nos lugares por onde vai passar. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) disponibiliza gratuitamente informações sobre o clima no endereço www.inmet.gov.br;

Atenção redobrada – Observar as placas que indicam os limites de velocidade e as condições de ultrapassagem. Elas não foram colocadas naquele ponto da estrada sem motivo. Nos trechos em obras, o motorista deve reduzir a velocidade e obedecer a sinalização local.

Descanso – Durma bem antes de qualquer viagem de automóvel. O sono e o cansaço são grandes inimigos de uma viagem segura.

Cinto de segurança – Use sempre o cinto de segurança, este equipamento é obrigatório para todos os ocupantes do veículo.

Em caso de emergência, ligue 191.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook