Teresina contará com delegacia para apurar crimes contra animais

11/01/2017 14h07


Fonte Cidadeverde.com

Teresina deve conta a partir de fevereiro com um núcleo especializado em crimes ambientais. Entram na lista, por exemplo, maus tratos a animais incluindo abandono e agressões físicas. O delegado geral de Polícia Civil, Riedel Batista, disse que a unidade deverá ser instalada em um novo prédio que vai abrigar delegacias especializadas ou mesmo no Batalhão Ambiental após reforma.

"Estamos na fase de conversação com a Polícia Militar, Ministério Público Estadual e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente para ver o melhor local de instalação do núcleo"
, disse Riedel Batista, acrescentando que já existe uma equipe definida (delegado, agentes e escrivão) para atuar no novo núcleo.

Imagem: Cidadeverde.comTeresina contará com delegacia para apurar crimes contra animais.(Imagem:Cidadeverde.com)

Em Teresina, um dos crimes mais comuns é o de abandono de animais domésticos. Cães e gatos são deixados na porta de residências, abrigos e até mesmo clínicas veterinárias.

"São pessoas que deixam os animais em imóveis fechados ou sob sol e chuva. Existem casos de atropelamentos até propositais... agressões físicas como pauladas, facadas e outros casos de humilhação, que também são considerados maus tratos. Os animais não podem ser desrespeitados e a maneira como os tratamos é muito importante. Eles não merecem sequer serem xingados",
disse Jane Haddad, uma das diretoras da Associação Piauiense de Proteção e Amor aos Animais (Apipa).

No Hospital Veterinário Universitário (HVU), na Universidade Federal do Piauí, o número de bichos abandonados só reduziu após a instalação de câmeras de segurança há três meses na área externa do prédio.

"Em casos de abandono no HVU, a gente faz BO, mas não tem adiantado. Enquanto não tiver uma delegacia especializada essa situação não vai ser resolvida",
disse o diretor do HVU, João Macedo.

Atualmente, qualquer denúncia de crime ambiental pode ser registrada em qualquer delegacia da Capital. Mas sem uma equipe especializada em direito ambiental, muitos casos deixam de ser apurados.

Jane Haddad reforça a importância de um núcleo especializado na investigação de crimes contra animais.

"Essa delegacia vem nos socorrer muito. Em algumas as situações, as pessoas recorrem à Apipa para que sejam tomadas providências. Precisamos de um lugar específico para registrar BO, para que os casos sejam apurados e haja a materialidade do caso através de fotos, vídeos, depoimentos de vizinhos que reconhecem o que está acontecendo. Essa delegacia vai nos ajudar e acredito que vai ser muito procurada. A delegacia tem que ser inagurada e tem que ter pessoas aptas para o trabalho, treinadas, que conheçam a causa animal, além de veterinários que possam receber os animais fazendo os primeiros cuidados"
, sugere Haddad.

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui

Tópicos: delegacia, animais, abandono