TV Japonesa grava imagens das cachoeiras de Juazeiro do Piauí - Notícias de Floriano - Floriano News

TV Japonesa grava imagens das cachoeiras de Juazeiro do Piauí

Publicado 16 de fevereiro de 2017 às 16:45 hs


Na segunda semana do mês de Fevereiro, mais precisamente nos dias 11 e 12, o Coordenador de Turismo do município de Juazeiro do Piauí, Ezequiel Lima, recebeu uma equipe de TV do Japão que estiveram na Capital da Pedra e das Cachoeiras para gravar nas formações rochosas peculiares da região que formam o grande, médio e baixo Cânion do Rio Poty.

O Cânion abrange as cidades de Buriti dos Montes, Castelo do Piauí e Juazeiro do Piauí e está sendo exibido na TV Globo diariamente, tornando a região alvo de turistas de toda parte do Brasil e do mundo.

A equipe era formada pelo cinegrafista Hirotatsu Kumagai, o produtor (diretor) Kei Kikuchi e a tradutora Eliza Otsuka, todos do Japão, com apoio ainda do Geólogo da CPRM Piauí, Sidney Barros.

No primeiro dia de filmagens o coordenador Ezequiel Lima os guiou até a Cachoeira do Tingidor, que faz parte do aglomerado de cachoeiras no Baixo Cânion do Poty. E que segundo a tradutora, os orientais ficaram deslumbrados com a beleza ímpar daquele que é um dos principais destinos turísticos de Juazeiro. A Cachoeira do Tingidor tem seu mirante voltado para o Poty, proporcionando uma visão panorâmica do maior afluente do Rio Parnaíba.

Imagem: CampomaioremfocoTV Japonesa grava imagens das cachoeiras de Juazeiro do Piauí.(Imagem:Campomaioremfoco)

No segundo dia de filmagens o destino foi o grande Cânion do Rio Poty, que fica na área territorial de Buriti dos Montes e Castelo do Piauí, mas que tem de Juazeiro do Piauí, o melhor e mais próximo acesso de quem vem pela BR-343/PI-115.

De Juazeiro a equipe seguiu, em estrada vicinal (o estado da estrada é muito bom), para o Povoado Buriti do Santo Antonio (distante 50Km da Sede), onde o guia Paulo Pereira os recebeu para seguirem a segunda etapa da viagem.

Devido às fortes chuvas na região, a equipe acabou encontrando alguns obstáculos, como o Rio Capivara, que estava cheio e infelizmente não proporcionou a passagem em suas caminhonetes, e atoleiros que dificultaram um pouco a viagem (mas com a boa equipe de apoio chegaram ao destino). Para o rio Capivara a saída foi fazer a travessia em cavaletes de madeira, fato que fez a aventura ficar ainda mais emocionante.

Após a travessia, já na região da comunidade Capivara o guia Paulo entrou em contato com seu amigo Antônio Gomes, que disponibilizou sua Caminhonete (D-20) para dar o apoio necessário e para percorrerem pouco mais de 20km restantes até o destino, a Cachoeira da Lembrada.

Chegando lá a equipe de turistas ficou ainda mais deslumbrados; fizeram uma longa caminhada sobre os paredões do Grande Cânion do Poty, com a sorte de uma vista privilegiada do Rio, que está com nível de água bem elevado.

Após as filmagens os mesmos retornaram, e já ao anoitecer fizeram a refeição na comunidade Casa Nova, onde encerraram a aventura e já marcaram de fazer uma nova ponte aérea partindo do outro lado do planeta em Maio, com destino a Juazeiro do Piauí e região.

Fonte Campomaioremfoco

AS MAIS