Agentes abortam tentativa de fuga de 16 presos em penitenciária de Picos

04/04/2016 11h44


Fonte G1 PI

Imagem: Sinpoljuspi/DivulgaçãoPresos abriram buraco na parede para ter acesso ao corredor.(Imagem:Sinpoljuspi/Divulgação)Presos abriram buraco na parede para ter acesso ao corredor.

Agentes penitenciários e policiais militares de plantão abortaram, na noite do domingo (3), uma tentativa de fuga na Penitenciária José de Deus Barros, em Picos, Sul do Piauí. Pelo menos 16 presos tentaram escapar do presídio por um buraco feito na parte de cima no pavilhão A.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí (Sinpoljuspi), Kleiton Holanda, o buraco aberto na parede daria acesso ao corredor que fica sobre os pavilhões. A movimentação dos detentos foi percebida durante a ronda feita pelos agentes.

Para sair das cela, os presos chegaram a quebrar os cadeados usando vergalhões.

“Num primeiro momento tivemos 16 presos envolvidos diretamente, mas era para ser uma fuga em massa. Eram apenas cinco agentes para conter 16 presos armados com vergalhões”, disse Kleiton Holanda.

Além dos agentes de plantão, dois policiais militares trabalhavam no presídio no momento em que houve a tentativa de fuga.

A Penitenciária José de Deus Barros tem capacidade para apenas 144 presos, mas há atualmente quase o triplo com 430 detentos.

“A superlotação no sistema prisional é apenas uma das questões que reclamamos constantemente. A situação é dramática de Norte a Sul do estado. É uma bomba-relógio prestes a explodir”,
falou ainda o presidente do Sinpoljuspi.

Segundo o subgerente da unidade, Hemerson Barbosa, a ação foi coibida com auxílio do sistema de câmeras de monitoramento e que após a abordagem dos agentes foi feita a contagem e a ordem restabelecida.

Tópicos: presos, agentes, fuga