Assembleia presta homenagem ao centenário do ex-deputado Milton Brandão

24/08/2016 15h03


Fonte Alepi

O ex-deputado federal Tertuliano Milton Brandão, que, foi, também, vice-governador e deputado estadual, foi homenageado, hoje(24), pelo transcurso do seu centenário durante o grande expediente da sessão plenária.

Imagem: AlepiClique para ampliarDeputado Wilson Brandão (PSB)(Imagem:Alepi)Deputado Wilson Brandão (PSB)

O deputado Wilson Brandão (PSB), que requereu a realização da homenagem, disse que durante os seus 50 anos de atividade política Milton Brandão prestou inestimáveis serviços à sua cidade, Pedro II, ao Piauí e ao Brasil.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Themístocles Filho (PMDB), convidou para a mesa de honra o procurador Tertuliano Milton Brandão Sobrinho, o advogado Gerson Mourão Filho, e asirmãs Tatiana Brandão e Virgínia Brandão.

Em seguida, o deputado Wilson Brandão fez pronunciamento discorrendo sobre as atividades políticas de Milton Brandão, afirmando que ele nasceu em 29 de julho de 1916, foi nomeado prefeito de Pedro II em 1938 e eleito deputado estadual em 1947, vice-governador do Piauí em 1950 pelo PSD e deputado federal, pela primeira vez, em 1954, tendo sido reeleito para vários mandatos até 1982.

Wilson Brandão destacou a luta de Milton Brandão para a realização de obras no Piauí, incluindo a Barragem Hidrelétrica de Boa Esperança, no rio Parnaíba, escolas e estradas. “A barragem é a maior obra estruturante do nosso Estado e foi inaugurada em março de 1970”, declarou o parlamentar do PSB.

O deputado Robert Rios (PDT) disse que Milton Brandão foi o último grande e extraordinário parlamentar federal do Piauí, que legislou em uma época em que os representantes do povo não se envolviam em escândalos de corrupção, como o mensalão. “Ele encheu o Piauí de orgulho e faz multa falta ao nosso Estado”, acrescentou Robert Rios.

O procurador Tertuliano Milton Brandão, sobrinho de Milton Brandão, agradeceu a homenagem prestada ao seu tio e leu artigo do advogado José Eduardo Pereira sobre a atuação do ex-deputado federal. José Eduardo registrou que somente a construção da barragem de Boa Esperança já seria suficiente para a consagração de Milton Brandão como político, pois, segundo ele, a obra não teria sido realizada se não fosse sua luta na Câmara dos Deputados.

Antes da conclusão da sessão, o presidente Themístocles Filho lembrou que Milton Brandão, também, se destacou pelo contato permanente com o povo, pois gostava de “pegar na mão de todos os eleitores”.

Veja mais notícias sobre Política, clique em florianonews.com/politica