Governo estuda projeto de lei que prevê Mais Médicos para o Piauí

24/06/2019 14h45


Fonte Cidadeverde.com

O Piauí pode entrar para a lista de estados brasileiros que adotaram soluções locais para o problema causado com a falta dos médicos do Programa Mais Médicos do Governo Federal. Pelo menos 40 cidades do Piauí enfrentam o problema com a saída dos médicos cubanos.

Para isso, o parecer ao Indicativo de Projeto de Lei de autoria do deputado estadual Henrique Pires (MDB) tem que ser acatado pelo Governo do Estado. A proposta já foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa.

Pelo projeto será criado o Programa Mais Médicos do Piauí instituindo uma bolsa de ensino, aperfeiçoamento e pesquisa na área de Saúde da Família, pelo período de um ano, para os médicos do curso de Medicina da Universidade Estadual do Piauí (Uespi).
Imagem: Roberta Aline/Cidadeverde.comDeputado estadual Henrique Pires(Imagem:Roberta Aline/Cidadeverde.com)

Leis semelhantes já foram aprovadas no Ceará, Espírito Santo e em cidades como Campinas em São Paulo. “Temos dois eixos nesta proposta pela qual o governador Wellington Dias já demonstrou interesse, temos o eixo de que com os médicos que decidirem participar do programa poderão atuar nas cidades com déficit e também de termos aperfeiçoamento com a pesquisa que eles mesmo terão de fazer nos municípios, assim o Piauí terá ainda mais conhecimento a respeito de quais são as maiores necessidades da Saúde no Estado”, explica o deputado.

Como cria despesa para o Estado a proposta foi apresentada pelo deputado na forma de indicativo de projeto de lei. Segundo Henrique Pires os custos para o Estado devem permanecer praticamente os mesmos já que a fonte pagadora da Saúde tem praticamente toda a sua origem no mesmo fundo nacional, “o que mudaria é que com o Programa Médicos da Família do Piauí os profissionais do Estado teriam maior incentivo e poderiam ser aproveitados para preenchera demanda deixada pelos médicos que saíram do programa federal Mais Médicos”, acrescenta o deputado.

Tópicos: programa, deputado, proposta