MPF diz que encontrou documentos omitidos por delator e pede para que Moro avalie acordo

25/07/2017 09h38


Fonte G1 Globo

O Ministério Público Federal (MPF) pediu nesta segunda-feira (24), que o juiz Sérgio Moro avalie o acordo de delação premiada firmado com o empresário Milton Schahin, um dos donos do Grupo Schahin, que é investigado na Lava Jato. Segundo a procuradoria, foram encontradas provas de que ele pagou propina ao operador Jorge Luz e ao filho dele, Bruno Luz, que são réus em um dos processos da operação.

Em março deste ano, o MPF pediu à defesa de Milton Schahin que apresentasse documentos que comprovariam os repasses a Jorge e Bruno Luz, mas os advogados disseram que não encontraram nenhuma prova que pudesse ser entregue à Procuradoria.

Pai e filho são acusados de operarem pagamentos de propina no contrato de aluguel de navios-sonda pela área internacional da Petrobras, e Milton Schahin, de ter efetuado os repasses ilegais.

No entanto, o Supremo Tribunal Federal (STF) compartilhou uma série de provas em que constam documentos apreendidos com o ex-presidente da Eltronuclear, Othon Luiz Pinheiro Silva, nos quais a Schahin Engenharia tinha firmado contratos com empresas offshore ilegais que eram operadas por Jorge e Bruno Luz.

"Desse modo, junta-se comunicações entre a defesa de Milton Schahin e esta Força-Tarefa, a fim de que a colaboração do acusado seja devidamente avaliada na sentença, mormente em relação à omissão na apresentação de documentação e de informações importantes para o deslinde da causa", diz trecho do pedido do MPF.

O G1 tenta contato com a defesa de Milton Schahin.

Documentos de Eduardo Cunha

No mesmo pedido, o MPF anexou além dos contratos, anotações apreendidas com o ex-deputado federal Eduardo Cunha, já condenado na Operação Lava Jato. Segundo os procuradores, as anotações apontam informações sobre cargos nos governos dos ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, ambos do PT. Para o MPF, os papeis apontam um suposto loteamento de cargos, "provavelmente em favor do PMDB".

Confira as últimas notícias sobre Política: florianonews.com/politica
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: mpf, moro, documentos, omitidos