Presidente da Alepi recebe comitê de defesa da caatinga

23/05/2018 15h05


Fonte Alepi

Imagem: AlepiClique para ampliarPresidente da Alepi recebe comitê de defesa da caatinga.(Imagem:Alepi)

O presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, deputado Themístocles Filho, recebeu nesta quarta-feia (23), a visita do Comitê Estadual da II Conferência da Caatinga: Desenvolvimento Humano e Sustentabilidade. Eles trouxeram a programação do evento e convidaram o parlamentar.

Esta conferência acontecerá entre 19 a 21 de junho, em Fortaleza – CE, e contará com a presença de todos os estados do Nordeste.

É um evento terá apresentação artístico cultural de Vagner Ribeiro e Grupo Valor de PI, que envolve crianças, jovens e idosos, promovendo conivência e partilha de cultura, prática de danças tradicionais, festas do folclore e trocas de saberes buscando sempre interagir musicalmente com outros artistas e grupos da cidade. Participaram da reunião os representantes do comitê do Piauí: Monica Mendes, Francisco de Assis Santos e Beneditos Rubens.

Serviço:

A II Conferência da Caatinga, com o tema “Desenvolvimento Humano e Sustentabilidade” tem por missão trazer à luz as graves questões que preocupam governos e sociedade civil organizada em torno do bioma, com ênfase na crise hídrica, na sustentabilidade e no processo agressivo de desertificação, tendo como eixo central do Ser Humano. O evento é uma realização da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA) e Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e Instituto Agropolos, Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS); Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA - Superintendência do Ceará) e dos representantes da sociedade, Instituto Nordeste XXI e Fundação Bernardo Feitosa. A coordenação é do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos, órgão que oferece embasamento técnico-científico ao planejamento de políticas públicas do legislativo estadual cearense.

Objetivo Geral:

Identificar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS) estratégicos para o Desenvolvimento Humano e Sustentabilidade no Bioma Caatinga, indicando ações implementadas e previstas, desafios e proposições.

Objetivos específicos:

- Avaliar os avanços e desafios relativos aos compromissos assumidos na I Conferência da Caatinga, realizada em 2012, e dar continuidade ao processo de articulação interinstitucional discutido na ocasião;

- Refletir sobre as transformações socioeconômicas e ambientais que ocorreram na região semiárida no período;

- Analisar as modificações ambientais, sociais e econômicas ocorridas na região nos últimos anos, especialmente, em decorrência da seca prolongada;

- Disseminar informações sobre programas, projetos e ações em desenvolvimento ou previstas nos Estados que contribuem ou poderão contribuir para as metas previstas nos ODS estratégicos para o Bioma Caatinga;

- Deliberar uma agenda efetiva para as políticas públicas da região.

Participantes:

Instituições públicas dos poderes Executivo e Legislativo dos três níveis de poder,

Universidades, Instituições de ciência, pesquisa e tecnologia, entidades representativas da sociedade civil e dos setores produtivos com atuação no bioma Caatinga.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook