Wellington viaja pra Europa em busca de R$ 340 milhões pra saneamento

10/01/2017 13h54


Fonte Cidadeverde.com

O governador Wellington Dias (PT) fará viajem internacional na madrugada desta quarta-feira (11) para Alemanha e Portugal. Hoje ele já viaja para Brasília, onde antes de embarcar para a Europa, terá agendas nos Ministérios da Educação e Minas e Energia. Wellington e comitiva só retornam ao Brasil no dia 17 de janeiro.

De acordo com informações do governo do Estado, na Alemanha, o governador vai buscar financiamento com um banco de desenvolvimento, de mais de 100 milhões de euros - o equivalente a mais de R$ 340 milhões (reais) - para obras de saneamento e abastecimento de água na zona rural.

Ontem, Wellington Dias autorizou a implantação do Plano Municipal de Saneamento Básico, que deve chegar a 100 municípios com menos de 50 mil habitantes. Com o projeto, cidades poderão começar a ser beneficiadas com o Plano ainda este mês, o qual deve ser ampliado com o passar do tempo.

Imagem: Cidadeverde.comClique para ampliarGovernador Wellington Dias (PT)(Imagem:Cidadeverde.com)Governador Wellington Dias (PT)

O chefe do executivo estadual contou que está buscando empréstimos nacionais e internacionais para o desenvolvimento do programa na maior parte do Piauí.

Ainda de acordo com o governo, os 30 primeiros municípios contemplados com o projeto serão os dos territórios da Planície Litorânea e da Serra da Capivara, tais como Caxingó, Batalha, Jurema, dentre outros.

A seleção das cidades é feita pela Funasa e o cronograma de aplicação do Plano Municipal de Saneamento Básico ficou a cargo da Secretaria de Estado das Cidades.

Alemanha

Dias fará um balanço de ações e buscará mais investimentos junto ao banco de desenvolvimento alemão KfW para as áreas de saneamento e abastecimento d’água rural por meio do Programa de Saúde e Saneamento Básico na Área Rural do Piauí (Prosar).

O objetivo do Governo do Piauí é firmar contrato no valor de aproximadamente 100 milhões de euros voltados para investimentos infraestruturais de saneamento e abastecimento hídrico para municípios com menos de 15 mil habitantes.

O governador também firmará convênio com a MAX, empresa alemã que auxilia o governo estadual na capacitação para operação e vivência do Sistema Integrado de Saneamento Rural do Piauí (Sisar). O encontro visa à capacitação de mão de obra para empreendedores e para a população que vai executar, operacionalizar e vivenciar o sistema.

“A MAX, que é uma empresa que nos assessora nessa área e tem sede na Alemanha, está disposta a fazer uma parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) para que nas nossas escolas técnicas possam qualificar profissionais para operar no tratamento da água, instalação nas cidades atendidas por esse sistema, garantindo a operação do mesmo. Queremos fazer isso agora, junto com a instalação da rede. No final disso tudo, teremos no Piauí uma estrutura sustentável para fazer acompanhar os passos para o futuro”,
explica Wellington Dias.

Portugal

Já em Portugal, segundo destino das pautas internacionais do gestor, Wellington se reúne com empresários do país para tratar de mobilidade urbana e aviação. Na segunda-feira (16), a equipe do Governo do Estado do Piauí se reúne, em Portugal, com o empresário Humberto Pedrosa, presidente-executivo do Grupo Barraqueiro e com o grupo Transportes Aéreos Portugueses (TAP). Nos encontros com empresários, a gestão do Piauí vai pautar investimentos das empresas no estado, na área de transporte aéreo, de ferrovias e metrôs. Um dos principais pontos que serão propostos pelo governador é a implantação de voos charter para Parnaíba, ligando a cidade do litoral piauiense a outras metrópoles regionais por meio de linhas aéreas alternativas.

Para o governador, a viagem a Portugal é uma oportunidade de atrair investimentos arrojados na área de transporte de cargas e passageiros para o Estado do Piauí. “Também vamos apresentar o nosso projeto de mobilidade urbana. Nós temos alguns eixos de mobilidade urbana, como é o caso da ferrovia de Teresina em direção a Luís Correia. Queremos encontrar um parceiro para investir no sistema metroviário de Teresina, por exemplo. Ou seja, a ideia de fazer uma apresentação para um grupo que tem bastante experiência nesta área e que já investe no Brasil”, completa Dias.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook