Agentes fazem vistoria e encontram celulares e armas em presídio do Piauí

30/01/2015 08h39


Fonte G1 PI

Imagem: Divulgação/Sinpoljuspi40 armas artesanais foram encontradas com os detentos.(Imagem:Divulgação/Sinpoljuspi)40 armas artesanais foram encontradas com os detentos.

Os agentes penitenciários, as Polícias Civil, Militar e o Batalhão de Operações Especiais (Bope) realizaram uma vistoria nesta quinta-feira (29) na Penitenciária Irmão Guido, localizado na BR-316, Sul de Teresina, e encontraram celulares, facas, e armas artesanais. Segundo Vilobaldo Carvalho, presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí (Sinpoljuspi), foi descoberto que os detentos planejavam uma rebelião.

“Encontramos celulares carregadores e pelo menos 40 armas artesanais, feitas de ferros retirados da própria estrutura. Além disso, os objetos estavam escondidas em lugares estratégicos. Os detentos planejavam capturar agente e com isso, realizarem uma rebelião nos próximos dias”, contou.

Ainda de acordo com o sindicalista, foram encontradas diversas irregularidades no presídio. “Existem detentos que ficam nas áreas dos módulos, fora dos pavilhões, inclusive alguns que cumpriam pena no semiaberto, onde tem liberdade durante o dia e são recolhidos à noite, misturando-se com os provisórios, isso pode facilitar a entrada de algum material proibido”, confirmou.

Para conter as irregularidades foi formada uma equipe para gerenciar a casa de detenção. “Depois de várias denuncias do sindicado, a Secretaria de Justiça do Piauí determinou que fosse formada uma comissão de agentes para gerenciar a penitenciária nos próximos 30 dias”, declarou Vilobaldo.