Evangelina Rosa investiga nascimento de bebê morto em recepção

29/07/2015 08h30


Fonte G1 PI

O nascimento de um bebê morto na recepção da Maternidade Dona Evangelina Rosa, no domingo (26), fez com que a direção da unidade de saúde abrisse uma sindicância para apurar o ocorrido. Segundo nota da Secretaria de Saúde do Piauí, o filho da mulher de 22 anos nasceu durante o terceiro atendimento realizado em maternidades do Sistema Único de Saúde, em Teresina.

Segundo o texto, a jovem procurou pela primeira vez a Maternidade Evangelina Rosa no dia 26, à 8h02, onde foi constatada pressão de 13/9. “Sem registro de contração uterina em 10min. Os batimentos cardíacos fetais estavam presentes. A paciente foi classificada quanto ao risco na cor VERDE ( prioridade não urgente) e orientada a aguardar”, diz.

A nota conta também que a paciente retornou até a Evangelina Rosa, após ter passado pela Maternidade Wall Ferraz (CIAMCA). O novo registro de atendimento foi feito às 12h37. Em nova aferição, a pressão arterial chegou a 15/11, tendo um médico prescrito sulfato de magnésio.

“Às 13h15min, antes mesmo da instalação da medicação, a paciente pariu natimorto no Setor Admissão desta Maternidade, em seguida, foi encaminhada ao Centro Obstétrico para assistência ao desprendimento da placenta. O concepto mostrava, ao nascimento, circular cervical do cordão umbilical (criança laçada)”.

Por fim, a nota finaliza dando conta que uma sindicância foi aberta para esclarecer de forma pormenorizada o caso, e que tanto a paciente quanto sua acompanhante serão ouvidas. O G1 tentou contato com a mulher que perdeu seu bebê, mas ela não foi encontrada para comentar o caso.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook