O mercado imobiliário no Piauí promete melhoras e aquecimento para 2019

15/01/2019 08h33

Da redação do FlorianoNews redacao@florianonews.com


Imagem: IlustraçãoClique para ampliarO mercado imobiliário no Piauí promete melhoras e aquecimento para 2019(Imagem:Ilustração)
2018 foi um ano de recuperação para o mercado imobiliário de todo o Brasil.

O aumento de financiamento de imóveis foi um dos principais motores deste crescimento. De acordo com dados da ABECIP (Associação Brasileira de Crédito Imobiliário e Poupança), a soma de valores financiados chegou a 25,29 bilhões de reais. Um aumento de 23% em comparação a 2017.

Outro dado positivo foi registrado na venda de imóveis residenciais novos. Só em 2018 foram vendidas 114.882 unidades residenciais novas. Crescimento em torno de 11,5% em relação ao ano de 2017.

Além disso, 2019 ainda conta com ânimo do mercado devido a sinalização de quedas nas taxas de juros e inflação. Tudo indica que o crédito imobiliário vai ficar mais barato e os valores de imóveis não devem ter reajustes muito altos.

A ampliação de programas como o Minha Casa Minha Vida e as perspectivas para uma agenda de organização do ajuste fiscal e reformas promete estimular a economia e confiança no mercado, o que tende a gerar mais segurança para os consumidores adquirirem seus imóveis, seja para alugar ou viver.

O estado do Piauí também tem mostrado recuperação no setor imobiliário e promete passar por um ano de crescimento em 2019 neste mercado.

Para começar a animar o setor ainda mais no estado, o Governo Federal já está tomando medidas para estimular a construção civil no Piauí.

Uma dessas medidas é o aumento do teto para a compra de imóveis utilizando o FGTS - Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. A possibilidade de utilizar essa reserva permite ao trabalhador um maior acesso a realização do sonho da casa própria.

Outra razão para o aquecimento do mercado imobiliário do Piauí são as atuais taxas de juros para o financiamento. Em média, o estado tem registrado taxas de 5% para a modalidade.

Segundo Guilherme Fortes, vice-presidente do Sindicato das Indústrias da Construção Civil de Teresina (Sinduscon), essas medidas estimulam, além de gerar emprego e crescimento em outros setores. Para quem busca imóveis na região a tecnologia é forte tendência de divulgação, em portais como esse aqui, o visitante é capaz de identificar boas ofertas em todo o país.

Além disso, construtoras têm investido em um tipo de imóveis muito atraentes para jovens e estudantes: as quitinetes. Em geral, esses pequenos edifícios com apartamentos menores, para uma única pessoa, ficam localizados próximos às universidades de Teresina.

Um fator que leva a alta procura dessas unidades é o preço, bem menor e mais acessível para quem está se mudando a Teresina para estudar e viver sozinho.

O espaço reduzido é favorável para quem um único morador, pois diminui o tempo gasto com limpeza.

Atualmente, essas quitinetes são o tipo de imóvel mais procurado da cidade e uma das maiores apostas para o crescimento do mercado imobiliário em 2019