Parada Gay reúne 110 mil e encerra com show de Vanessa da Mata em Teresina

31/08/2015 08h24


Fonte G1 PI

A 14ª Parada da Diversidade realizada neste domingo (30) em Teresina foi marcada pela alegria de milhares de pessoas e também homenagens à travesti Makelly Castro, morta em julho do ano passado e cujo suspeito do crime foi preso na sexta-feira (28). A festa teve início no Parque Potycabana e encerrou com show de Vanessa da Mata no estacionamento da Ponte Estaiada.

De acordo com a Polícia Militar, cerca de 110 mil pessoas participaram do evento. Segundo a coronel Júlia Beatriz, nenhuma ocorrência grave foi registrada.

Imagem: Gilcilene Araújo/G1Parada faz homenagem a Makelly Castro.(Imagem:Gilcilene Araújo/G1)Parada faz homenagem a Makelly Castro.

Marinalva Santana, coordenadora do Grupo Matizes e uma das organizadoras da 11ª Semana do Orgulho de Ser, lembrou da prisão do professor e jornalista suspeito de ter assassinado Makelly e pediu justiça para esses e outros crimes de cunho homofóbico.

"Não podemos nos acostumar com os conservadores. Eles querem nos impor o seu modo de viver. É preciso que justiça seja feita nos casos em que houver homofobia”, falou Marinalva.

Milla Dias, Miss Universo Gay e Ashylley Dias, namoram há dois anos e acreditam que a Parada da Diversidade é uma oportunidade do público LGBT mostrar para a sociedade que não são diferentes das outras pessoas.

“Não é porque temos a nossa maneira de viver diferente que não merecemos respeito. Não somos diferentes e viemos hoje aqui para mostrar a importância disso e pedir respeito”, disse o casal.

Embalado por música eletrônica, o público foi acompanhado por trios elétricos e muitas pessoas chamaram atenção durante o desfile pela Avenida Raul Lopes pelo comportamento extrovertida e roupas coloridas. A bandeira símbolo da diversidade era empunhada por muitos durante a festa.

Um momento que conseguiu reunir a voz do público em um único coro foi quando a DJ encerrou seu show tocando Pais e Filhos da banda Legião Urbana fazendo o público delirar cantando o refrão: “É preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã”.

O grupo de amigos que saiu da cidade de Pedro II, distante 195 Km de Teresina, fazia a maior animação na avenida. Por trás de tanta brincadeira, um motivo sério os levou ao evento: "Viemos dar o nosso apoio a esta causa. Precisamos ser respeitados", disse a estudante Evellyn Menezes.

Ao subir no palco a cantora Vanessa da Mata agradeceu o carinho do público e se disse feliz por estar numa “festa tão linda e que reúne pessoas que vivem o carinho”.

“Parece algo tão contraditório as pessoas religiosas tratarem a homossexualidade como algo ruim se Jesus em vida compartilhou o amor. Era alguém que onde chegava trazia carinho e muito amor às pessoas sem distinção”, falou a cantora antes de cantar o sucesso “Não me deixe Só”.

Tópicos: teresina, festa, diversidade