Araújo e secretário de Estado dos EUA falam sobre Covid, comércio e meio ambiente em 1ª conversa
11/02/2021 às 19:38 Atualizado em 11/02/2021 às 19:56 2 min de leitura

Na mesma rede social, o Ministério das Relações Exteriores (MRE) relatou que Araújo e Blinken falaram, entre outros temas, sobre comércio e investimentos, defesa e promoção da democracia, clima e meio ambiente, direitos humanos e enfrentamento à pandemia de Covid-19.
Foi a primeira conversa entre Araújo e Blinken, que responde pela diplomacia do governo do presidente Joe Biden, que tomou posse no mês passado.
O presidente Jair Bolsonaro declarou apoio à reeleição de Donald Trump, adversário de Biden. Após o resultado das urnas, o brasileiro chegou a endossar as alegações de Trump de que houve fraude na eleição norte-americana.
As declarações de Bolsonaro geraram mal-estar e o governo brasileiro busca agora uma aproximação com Biden.
Araújo disse que a conversa foi “longa e produtiva”, em uma “agenda 100% positiva” que, segundo ele, deixou claro que há “excelente disposição e amplas oportunidades” para avançar na construção de uma “parceria profunda” entre os dois países.
“Encontramos convergência de visões sobre a centralidade da democracia e grande empenho em trabalhar juntos nas questões do comércio, do clima e promoção dos direitos humanos. EUA seguem sendo parceiro-chave na transformação do Brasil em torno da liberdade econômica e política", disse Araújo.
Fonte: G1
O que você achou desta matéria?
Seja o primeiro a avaliar
Comentários (0)
- Seja o primeiro a comentar.
