O tucano justificou que o seu requerimento para a realização de uma audiência pública sobre a segurança no Piauí se dá em um momento em que a sociedade está sendo privada de sua liberdade, de seus direitos, em detrimento dos bandidos, e que a Assembleia Legislativa não pode ficar alheia a isto.
“Está mais do que nítido o grave momento que o nosso Estado atravessa no que diz respeito à segurança pública. Ao iniciarmos essa legislatura, eu entendo como prioridade máxima para o Governo buscar medidas concretas a fim de garantir a segurança necessária para a nossa população. Esta Casa tem o dever cobrar uma posição do Poder Executivo”, afirmou.
Deputado Marden Menezes (PSDB)O parlamentar ressaltou ainda que o objetivo da audiência pública é debater e buscar soluções visando à redução dos índices de violência no Estado. “Queremos convocar as autoridades responsáveis pela segurança pública do Estado para debater sobre essa onda crescente de violência no Piauí, principalmente em Teresina”, destacou. Devem ser convocados os secretários de Estado da Segurança Pública e da Justiça, o Comandante Geral da Polícia Militar, o Ministério Público Estadual, assim como os representantes das entidades sindicais das polícias Civil e Militar.
Na defesa do requerimento, o deputado enumerou diversos tipos de crimes que se tornaram recorrentes no Piauí. “São recorrentes os crimes de assaltos, invasão de domicílios, estouro de caixas eletrônicos, assaltos a bancos, tráfico de drogas, assassinatos, entre outros”, concluiu. Marden ouviu de outros colegas sugestões para ampliar o debate, dentre eles o deputado Fernando Monteiro (PTB) que ressaltou o crescente número de roubo de veículos, principalmente em Teresina.
