Giuliano Ramos é levantado pelos jogadores após medalha de ouro.Ao fim da partida, com a medalha de ouro garantida, o técnico se rendeu à emoção depois de uma partida toda com a garganta testada. Na roda de orações no centro do ginásio, Giuliano disse aos jogadores:
- Eu só tenho que agradecer a vocês.
E, logo depois, foi levantado por todos os jogadores.
O Caic usou uma defesa avançada e de marcação individual, sufocando o time de Mato Grosso. A vantagem no primeiro tempo chegou a cinco gols, mas uma sequência de erros em contra-ataques fez o placar ficar apertado (10 a 8). E aí, funcionou o estilo Bernardinho de Giuliano floresceu.
- Quero falar contigo. Temos que pressionar do início ao fim – esbravejou, pedindo atenção.
E, assim, o time fluiu. Jonatas Santos foi o artilheiro da partida com 11 gols, e Kaique Sá, marcou dez. João Marcelo Carneiro e João Vitor Moura também tiveram boa atuação – cada um balançou as redes adversárias seis vezes.
- Agora só falta o COB me contratar para ser o técnico da seleção brasileira. Não tem problema não, eu aceito esse convite com prazer - brincou Giuliano.
Com os gritos do técnico, o Caic fez uma campanha irretocável nos Jogos da Juventude. Havia vencido o Mário Spinelli na fase de grupos (23 a 15). O time do Piauí passou sem problemas pelo Industrial de Lages, de Santa Catarina (26 a 19), e o Darwin, do Ceará (30 a 14). Nas semifinais, outro triunfo tranquilo: vitória sobre o José Franco, de Minas Gerais, pelo placar de 28 a 20.
A história do Caic com o handebol é feita de conquistas. O time, bicampeão da etapa 15 a 17 anos dos Jogos Escolares, ganhou prata em 2014 e bronze nos anos de 2011 e 2012. O time foi vice-campeão mundial escolar, em 2014, na Turquia, perdendo a final para a Alemanha. Além disso, foi representante do Brasil no mundial da categoria em 2012 (8º lugar, na Croácia) e 2016 (7º lugar, na França).
Caic comemora medalha de ouro nos Jogos Escolares da Juventude (Foto: COB )Ainda nesse ano, a equipe ficou com vice-campeonato dos Jogos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), realizada em Cabo Verde, na África. O local de treinamento do time é um CT construído pelo próprio Giuliano, que investiu o dinheiro do seu trabalho para o esporte.
- O sucesso é o planejamento anual que fazemos, muito trabalho, suor e apoio tanto da rede pública quanto da rede privada - disse Giuliano.
A medalha de ouro do Caic foi a única conquista pelo Piauí nas modalidades coletivas. O time feminino de handebol da escola chegou à decisão do bronze, mas perdeu para o Olavo Bilac, do Paraná, por 24 a 20. Nas modalidades individuais, apenas uma prata no atletismo: Letícia Lima, nos 400m.
