
A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Zoonoses, irá lançar no próximo sábado (26), às 8h00, na sede da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), a Campanha de Vacinação Antirrábica. O objetivo é imunizar contra a raiva mais de 14 mil animais, entre cães e gatos.
De acordo com o coordenador de endemias do Departamento de Zoonoses, Fernando Franco Lappa, 23 locais estarão disponíveis durante a campanha em Floriano.
UNIDADES DE SAÚDE:
Helvídeo de Holanda – Bairro Manguinha
Dirceu Arcoverde – Bairro São Cristóvão
FUNASA – Centro
Luís Tavares – Taboca
10ª Regional de Saúde – Conjunto Pedro Simplício
Theodoro Sobral – Bairro Caixa D’água
João Elias Oka – Bairro Bosque
Viana de Carvalho – Bairro Sambaíba
UBS – Bairro Catumbi
ESCOLAS
Unidade Escolar Djalma Nunes
Unidade Escolar Padre Pedro – Bairro Via Azul
Unidade Escolar Ribeiro Gonçalves – Bairro Sambaíba Velha
Unidade Escolar Jacob Demes
Unidade Escolar Getúlio Vargas
Unidade Escolar Binú Leão – Bairro Tamboril
Unidade Escolar Escola Marenice Attem – Bairro Rede Nova
Unidade Escolar Marcos Parente – Bairro Meladão
Unidade Escolar Sete de Setembro – Bairro São Borja
Unidade Escolar Odorico Castelo Branco – Centro
Unidade Escolar Fauzer Bucar
Unidade Escolar Bucar Neto – Bairro Caixa D’água
Mais informações:
A raiva é uma doença infecciosa que afeta os mamíferos, causada por um vírus que se instala e multiplica primeiro nos nervos periféricos e depois no sistema nervoso central, em seguida glândulas salivares, de onde se multiplica e propaga. Por ocorrer em animais e também afetar o ser humano, é considerada uma zoonose.
A transmissão dá-se do animal infectado para o sadio através do contato da saliva por mordedura, lambida em feridas abertas, mucosas ou arranhões. A raiva nas áreas urbanas tem como principal agente o cão e o gato.
