A criação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Parnaíba, foi debatida na manhã desta terça-feira (26), em audiência pública da Comissão de Defesa do Consumidor, Meio Ambiente e Fenômenos da Natureza na Assembleia Legislativa.

A audiência foi proposta pelo deputado Antônio Félix (PSD) e presidida pelo deputado Pablo Santos, presidente da Comissão. Os deputados Antônio Félix (PSD), Ziza Carvalho (PROS) e Liziê Coelho (PTB), falaram da importância do debate, da gestão participativa e democrática. Os parlamentares colocaram a Assembleia à disposição para contribuir para a discussão da criação do Comitê.

O engenheiro agrônomo, Avelar Amorim, coordenador da Rede Ambiental do Piauí e coordenador dos trabalhos das comissões dos estados do Piauí , Maranhão e Ceará falou sobre o trabalho que vem sendo desenvolvido pelas entidades em prol da criação do comitê. Segundo ele, a principal função da comissão é elaborar propostas para enviar ao Conselho Nacional.

Avelar, que há 15 anos trabalha em prol do meio ambiente, explanou sobre a situação da bacia do rio Parnaíba, alertou o alto nível de degradação e dos desafios para gerenciar os recursos hídricos. “Estamos bem perto de concluir a elaboração dos documentos e para em seguida envolvermos os três governadores, a Agência Nacional de Águas para a assinatura de um pacto entre a União e estados de apoio para o funcionamento do comitê e assim termos condições de discutir planos e programas de ações para aplicarmos na bacia do Parnaíba”, afirma.

Participaram da reunião representantes dos órgãos municipais estaduais e federais, do Sindicato dos Engenheiros e os parlamentares Themístocles Filho (PMDB), Rubem Martins (PSB), Pablo Santos (PMDB), Antônio Félix (PSD), Firmino Paulo (PSDB), Liziê Coelho (PTB), Ziza Carvalho (PROS), Júlio Arcoverde (PP), Dr Hélio (PTC) e a vereadora Cida Santiago (PHS).