Mariana conquistou a vaga por meio de um Concurso de Redação após passar pelas seleções escolares, que, nesta edição, teve como tema “Emergência Climática: Pense no Futuro, Aja no Presente”.
“Essa conquista simboliza o poder transformador da Educação Pública. A conquista da Mariana representa a dedicação de milhares de jovens piauienses que encontram na escola a oportunidade de sonhar alto e construir um futuro melhor”, destacou o secretário Washington Bandeira ao anunciar a premiação para a estudante.
Mariana Marques, do CETI Antônio Deromi Soares, em Buriti dos Montes, se junta a outros 26 jovens, um de cada estado brasileiro, para participar da Semana de Vivência Legislativa.Uma trajetória de superação e excelência
Com o sonho de ser médica, a Jovem Senadora é conhecida na escola pela dedicação com os estudos e disciplina. Ela atua como Monitora de Matemática no Projeto Oportunidade Jovem e sonha em cursar Medicina. Nos últimos dois anos, obteve resultados de destaque no Enem, como treineira, com 920 pontos em Redação em 2023 e 940 em 2024.
“Treinava escrevendo uma redação por dia e o Professor corrigia todas. Quando vi o edital do Jovem Senador não imaginei que venceria. Essa vitória é fruto de muito esforço e dedicação”, disse a estudante, emocionada.
Mariana divide o seu tempo entre a rotina de estudos durante o dia e ajuda a família na venda de lanches, à noite. Em casa, ela encontra tempo para se dedicar às redações, hábito que começou desde a 1ª série do Ensino Médio com o apoio da escola e do Professor Elenilson Ferreira, responsável pela sua preparação no concurso.
“A Mariana é dedicada desde sempre. Ela sempre teve uma escrita fluida, com bons argumentos. Estou muito feliz com essa conquista, é um reconhecimento merecido”, declarou o professor.

Uma semana de vivência legislativa no Senado
Mariana se junta a outros 26 jovens, um de cada estado brasileiro, para participar da Semana de Vivência Legislativa, em Brasília. Durante o período, os estudantes assumirão simbolicamente o lugar de seus senadores, vivenciarão o funcionamento do Poder Legislativo, participarão de simulações de atividades parlamentares e apresentarão propostas de Projetos de Lei.
“Nunca estive em Brasília e estou muito ansiosa. Quero aprender o máximo possível e aproveitar todas as experiências que puder viver”, celebrou.
Promovido anualmente em todas as unidades da federação, o concurso Jovem Senador é uma iniciativa que busca estimular a reflexão sobre política, democracia e cidadania entre os estudantes do Ensino Médio da Rede Pública. Além de ampliar a compreensão sobre o papel do Legislativo, o programa busca fortalecer o protagonismo juvenil e a formação cidadã dos estudantes.